Praia do Bonete: Um local paradisíaco em meio à natureza!
Para quem prefere praias mais desertas, a Praia do Bonete é um dos locais mais famosos de Ilhabela e já foi considerada pelo jornal britânico “The Guardian” uma das praias mais bonitas do Brasil entre outras dez selecionadas.
Leia mais sobre ela abaixo!
Localização e acesso à Praia do Bonete
A praia fica localizada na face Sul da ilha, por isso o seu acesso é mais difícil, praticamente só por mar (através de canoas ou lanchas de passeios) ou por uma trilha de 12 km (3 a 6 horas de caminhada) pelo Parque Estadual de Ilhabela, no início da Ponta da Sepituba, onde termina a estrada de asfalto.
O acesso por mar também contorna a Ponta de Sepituba e leva cerca de 40 minutos a partir da Praia do Perequê, passando pelo paredão rochoso do Buraco do Cação no caminho.
Como é a Praia do Bonete
Ela é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, que ainda faz questão de preservar suas riquezas culturais e tradições.
Como está de frente para mar aberto, o mar é quase sempre agitado, local preferido de surfistas aventureiros por conta das ondas de até 3m.
Suas areias claras com mais de 600m de extensão e Mata Atlântica preservada ao redor mantêm características selvagens que atraem também os amantes do ecoturismo que desejam curtir momentos paradisíacos.
Ainda na praia do Bonete é possível se aventurar por trilhas até cachoeiras, com destaque para a Cachoeira da Laje, Cachoeira do Poço Fundo e Cachoeira do Areado.
Sem falar no Rio Nema, que forma uma lagoa no canto da praia e o Mirante, que oferece uma bela vista da praia.
É possível pernoitar na Praia do Bonete
Já deu para perceber que um dia é pouco para aproveitar tudo o que o local oferece, então o ideal é se programar para passar alguns dias no local.
Você pode ir de trilha, passar uma noite e voltar de barco. Há campings e pousadas no local, além de casas caiçaras que podem ser alugadas.
Embora seja uma praia bem isolada, o local oferece toda infraestrutura para o turismo, mas tudo bem simples e rústico, no estilo de vida caiçara local.
A experiência é única, pois os moradores do Bonete ainda vivem da pesca e do artesanato, além do turismo de base comunitária.
Além disso, a energia elétrica é fornecida apenas por geradores comunitários ou painéis solares, que devem ser usados de forma consciente.
Para não ter problemas, não deixe de levar lanterna e repelente, o resto fica por conta dos momentos inesquecíveis sob o céu estrelado do local.
Vale a pena o isolamento de alguns dias para uma imersão nesse paraíso!