norte de ilhabela praia do jabaquara

Norte de Ilhabela: Roteiro incrível para você conhecer!

Já logo na saída da balsa você tem que optar por virar à esquerda, se quiser ir para as praias do norte de Ilhabela; ou dobrar à direita para conhecer as praias do sul.

Ilhabela é cortada, de ponta a ponta, por uma única estrada, que liga os dois extremos do arquipélago. Para ambos os lados, o percurso todo leva cerca de mais de um hora, incluindo a passagem por praias semi desertas, locais badalados, acesso a mirantes, trilhas e cachoeiras.

O norte da ilha possui praias ideais para esportes à vela, como a Praia da Armação, mas antes disso você passa pelo agito e a badalação do do Centro Histórico.

Há também opções de cachoeiras com ducha natural, e restaurantes que oferecem verdadeiros banquetes pé na areia.

Confira abaixo o que esperar de um roteiro para o norte de Ilhabela!

O que há para fazer no norte de Ilhabela?

Há várias praias lindissimas ao norte de Ilhabela, como a do Jabaquara.

Há várias praias lindissimas ao norte de Ilhabela, como a do Jabaquara.

Para iniciar o roteiro, você pode dirigir até o final da estrada de asfalto, indo em direção à ponta da Ilha, que termina antes da estrada de terra. E depois, vir seguindo de volta em direção ao sul, fazendo o caminho contrário.

Praias do Jabaquara

A praia do Jabaquara é uma das mais lindas do Norte de Ilhabela e a última com acesso por terra.

A praia do Jabaquara é uma das mais lindas do Norte de Ilhabela e a última com acesso por terra.

A Praia do Jabaquara é a última praia com acesso por carro. Faça uma primeira parada no mirante para uma tradicional foto, e depois siga a trilha até a praia.

Ela é considerada uma das praias mais bonitas da ilha, pois é mais preservada, super arborizada e ainda cortada por riachos.

O local é um dos preferidos para a prática de snorkeling (mergulho de superfície), por conta das suas águas calmas e cristalinas.

Embora seja uma praia de aspecto mais selvagem, ela possui infraestrutura do Restaurante Canto do Jabaquara, que oferece almoço à beira-mar em um ambiente de decoração rústica super bacana e condizente com o local.

Outras Praias em direção ao sul

Voltando da praia, em direção ao sul, faça uma outra parada para um mergulho na Praia de Pacuíba. Para chegar até a areia, é preciso caminhar por uma trilha estreita de uns 5 minutos, a partir de uma estrada de terra. Outra praia semi deserta, ideal para o mergulho livre!

Mais adiante, você pode parar para conhecer a Praia da Armação e se não tiver almoçado, ali tem o Vila Salga, com cardápio focado em ingredientes naturais e orgânicos, além dos peixes e frutos do mar.

Essa praia é a queridinha da galera que pratica windsurfe e kitesurfe, com direito à aulas pela escola náutica ali mesmo ou na praia vizinha, a do Pinto, que o acesso pode ser a pé, por uma calçada que faz a ligação entre as duas praias.

Trilhas e cachoeiras

Se você é do tipo aventureiro, pode incluir no roteiro uma visita à cachoeiras para recarregar as energias. A primeira trilha começa a partir da Praia do Viana, dando acesso à Cachoeira do Couro do Boi, que possui vários degraus por onde escorre a água cristalina, ideal para uma hidromassagem natural.

Se ainda estiver no pique total, há uma segunda trilha que leva à Cachoeira da Friagem, com uma queda de ducha natural. Só fique esperto, pois o percurso para as duas cachoeiras pode levar umas 3 horas.

Fim de tarde e vida noturna

Caso ainda reste ânimo e luz do dia, você ainda pode curtir um fim de tarde, no Centro Histórico, A Vila, onde ficam os bares, cafés, restaurantes e a maior parte do comércio turístico.

Senão, esse roteiro pode ficar pra de noite, depois de um banho relaxante no seu hotel ou pousada.

Para jantar na Vila não faltam opções. Há o Manjericão, restaurante mais simples e caseiro, com um cardápio que inclui pratos contemporâneos, em um espaço rodeado por muito verde.

Se você for do tipo que não dispensa uma balada, pode esticar no Estaleiro Bar, que oferece música ao vivo de todos os estilos.

Portanto, o que não falta é o que fazer no norte de ilhabela. Para curtir tudo, sem perder nada, um dia é até pouco, mas se você se organizar direitinho, dá pra não ficar de fora de nada.

por do sol no Sul de Ilhabela

Sul de Ilhabela: Roteiro incrível para você conhecer!

Um santuário ecológico, com opções de trilhas, cachoeiras, praias praticamente intocadas e ainda uma alta gastronomia, são apenas uma das diversas atrações que o sul de Ilhabela pode oferecer.

Ao buscar por Ilhabela na internet, você vai encontrar uma lista com mais de 40 praias e cachoeiras preservadas em meio a 84% de Mata Atlântica.

São tantos atrativos que será preciso organização e priorizar os locais ao visitar Ilhabela, para não perder nada.

Por esse motivo, nós montamos um roteiro incrível para o Sul de Ilhabela, basta descer da balsa e virar à direita e curtir.

Confira abaixo!

O que tem para fazer no sul de Ilhabela?

Ilha das Cabras no Sul de Ilhabela

Ilha das Cabras no Sul de Ilhabela

Seguindo na estrada em direção ao Sul de Ilhabela, já é possível fazer uma pausa para tirar fotos incríveis no primeiro Mirante, o Piúva, uns 5 minutinhos da balsa.

É um pouco antes da Praia das Pedras Miúdas e do estacionamento público. Dalí de cima (40 m de altura), você consegue ver grande parte do canal de São Sebastião e uma linda silhueta da Ilha das Cabras, à esquerda.

Era do Mirante do Piúva que saíam as antigas vigas (canoas indígenas), esculpidas pelos caiçaras locais na época da colonização.

Seguindo adiante, é possível parar no estacionamento local e aproveitar a Praia das Pedras Miúdas, que fica em frente a Ilha das Cabras, um santuário ecológico protegido por lei, um dos locais favoritos dos mergulhadores.

Um “aquário” natural ao alcance de todos, através de apenas algumas braçadas. A ilha fica a uns 100m da faixa de areia, sendo possível a prática de snorkeling e mergulho livre.

Muitos batismos são feitos ali, inclusive há estabelecimentos para aluguel de equipamentos e contratação de profissionais e passeios.

O que não falta é infraestrutura no Sul de Ilhabela. A praia é pequena, mas comporta o
Pescador Bar e Restaurante, bem em frente, que oferece uma bela vista, além do cardápio de petiscos e frutos do mar.

Praias e Cachoeiras do sul de Ilhabela

Praia do Curral no Sul de Ilhabela

Praia do Curral no Sul de Ilhabela é o point mais agitado da região

Uma outra parada imperdível é na Praia da Feiticeira, uma praia de tombo, com menos infraestrutura, mas de mar calmo e cachoeiras ao redor.

O acesso à praia se faz por uma trilha ao lado da Fazenda São Mathias, local antigo que abrigava um engenho de cana-de-açúcar. O local ainda preserva um casarão em estilo colonial, que pode ser visto no caminho da praia.

A praia da Feiticeira é a preferida de quem busca sossego. Além disso, é próxima da Cachoeira dos Três Tombos, super acessível de carro.

A poucos metros da primeira queda, é possível tomar uma ducha de uns 5m de altura e mergulhar em um poço natural. Há mais outras duas quedas, uma menor e escorregadia, e a terceira, maior e também com uma ducha relaxante.

Outra praia deliciosa é a do Veloso, a última do sul de Ilhabela com acesso de carro. Ela tem pedras em volta e muitas árvores, perfeita para curtir uma sombra ao som do mar.

É outro local muito propício ao mergulho, pois há como mergulhar nas águas claras e ver navios naufragados nessa área.

Há também uma opção de água doce ali perto, na Cachoeira do Veloso, uma das mais lindas de Ilhabela e mais altas, com um rio que bifurca, formando três quedas d’água.

A primeira queda não é difícil de chegar (35 minutos até o poço), já as outras duas quedas exigem mais esforço pela trilha bem íngreme e difícil. Excelente passeio para praticar o birdwatching.

Restaurantes do sul de Ilhabela

Vista do Hotel DPNY na Praia do Curral no Sul de Ilhabela.

Vista do Hotel DPNY na Praia do Curral no Sul de Ilhabela.

Depois de gastar tanta energia nas praias e cachoeiras, a boa é parar para almoçar nos restaurantes pelo caminho.

A primeira opção é a Praia Grande, com muitas opções de pontos comerciais. A praia oferece muita infraestrutura, sombra, água fresca e conforto, com ducha, estacionamento público, píer, quiosques e restaurantes.

Outra opção seria o Restaurante Dona Malaguetta ou o Restaurante Nova Iorqui, mais para frente onde já termina a estrada de asfalto.

Há também um dos restaurantes mais badalados, dentro do DPNY Beach Hotel & Spa, na Praia do Curral.

E por falar, na Praia do Curral, esse é um “point agitado”, de quem prefere praias mais cheias, com infraestrutura de quiosques, mesas na areia, cardápios diversificados e até música ao vivo.

E por fim...

Ao cair da tarde, nada mais justo que esticar o corpo em alguma hospedagem e relaxar. O sul de Ilhabela oferece muitas opções de hospedagem.

Após o descanso, é só seguir para o Norte e encarar o agito da Vila, com seus bares cheios de vida e música.

Viu?! Atrações não faltam ao sul de Ilhabela! Aproveite para conhecer!

Sustentabilidade na Ilhabela

Sustentabilidade na Ilhabela: Dicas para ajudar no Meio Ambiente

O Dia do Ambiente é celebrado em 05 de Junho, no entanto, cidades litorâneas paulistas estão tomando medidas de sustentabilidade que valem pelo ano inteiro. Por exemplo, sustentabilidade na Ilhabela é assunto sério, visto que o balneário depende economicamente do turismo e da preservação da cultura caiçara, como forma de sustento.

Uma das medidas que essas cidades, como Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, adotaram foi a proibição do uso de canudos plásticos como solução sustentável.

A medida convida a todos a adotar juntos um novo hábito para ajudar a cuidar do Planeta, em prol da vida marinha e terrestre.

Pequenos gestos, que parecem ser inofensivos e ter efeito mínimo no meio ambiente no nosso dia a dia, como deixar de usar sacos plásticos à toa, garrafas plásticas, canudinhos, acabam sendo importantes e fazendo uma grande diferença quando substituídos por outros materiais, diminuídos ou simplesmente evitados.

Veja como ajudar na sustentabilidade na Ilhabela!

Medidas de sustentabilidade na Ilhabela

A proibição do uso do canudinho faz parte de uma das medidas de sustentabilidade na Ilhabela sancionadas pelo governo.

A proibição do uso do canudinho faz parte de uma das medidas de sustentabilidade na Ilhabela sancionadas pelo governo.

Ilhabela foi a primeira a sancionar essa “lei do canudo” (1316/2018), seguida por outras cidades da região. Uma atitude pequena em relação à mudança de hábitos de consumo, que fará uma enorme diferença no meio ambiente.

Muitos ainda contestam se essa é a solução. E não há dúvidas que apenas uma única medida não é capaz de acabar com a poluição dos rios e mares. No entanto, temos que começar de algum lugar, e esse é um grande passo.

Isso porque o plástico é um dos principais responsáveis pela poluição do planeta, já que é um dos materiais presentes em praticamente todas as embalagens de produtos e objetos de consumo.

Além disso, é um material que demora muito para se degradar, ficando na superfície e no fundo dos mares por milhares de anos.

Estatísticas sobre o plástico no ambiente

Veja abaixo algumas estatísticas sobre os efeitos do plástico no meio ambiente:

  • Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são depositados no oceano por ano.
  • Cada pedaço de plástico criado fica existindo de alguma forma no meio ambiente, por vários anos, cerca de até 500 anos para se decompor na natureza.
  • Copos descartáveis podem levar até 450 anos para se decompor – e só 3% é reciclado no Brasil.
  • Podemos encontrar alguma forma de plástico nos estômagos de 85% das espécies de tartarugas, 43% das espécies de aves marinhas e 44% dos mamíferos marinhos.
  • Estima-se que em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano.
  • Em 2018, só o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, sendo 13,5% desse volume plásticos, cerca de 11,3 milhões de toneladas.
  • O Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico.
  • De todo lixo plástico produzido, apenas 145 mil toneladas são recicladas, ou 1,28% do total.
  • De todos os tipos de plástico produzidos no Brasil, o PET é o que tem a mais alta taxa de reciclagem, chegando a 60%.
  • Cerca de 75% dos brasileiros não separam recicláveis, 39% não separam o lixo orgânico dos demais, 77% sabem que o plástico é reciclável, mas apenas 40% reciclam o material.
  • Conforme o Atlas do Plástico, 170 praias brasileiras mostram que a maior parte desses locais (54%) está suja ou extremamente suja com depósitos de lixo plástico.

Então, o que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade na Ilhabela?

Evitar o canudinho  ou utilizar os de papel são excelentes atitudes de sustentabilidade na Ilhabela.

Evitar o canudinho ou utilizar os de papel são excelentes atitudes de sustentabilidade na Ilhabela.

Evitar o uso do canudinho é um passo importante, mas repensar a utilização do plástico no seu dia a dia e diminuir a sua quantidade, cada vez mais, é essencial, principalmente os plásticos descartáveis.

Parece uma missão impossível? Nem tanto.

Já existem no mercado muitas opções de canudos biodegradáveis ou reutilizáveis, sendo possível utilizar canudo de vidro, inox ou bambu, que normalmente incluem uma escovinha para a higiene entre o uso.

Muitos estabelecimentos já adotaram a medida e utilizam o canudo de papel ao invés do plástico. E você também pode recusar o canudo de plástico ao consumir a sua bebida nos locais que ainda não adotaram essa atitude.

Com isso, você não só contribui com a diminuição da quantidade, mas também mostra ao estabelecimento que este é um gasto desnecessário Se cada um fizer o mesmo, o estabelecimento pode deixar de oferecer canudos no futuro. Todo mundo ganha.

Além disso, o canudo é um pedaço de plástico com função dispensável, porém feito com substâncias químicas que não podem ser reaproveitadas, apenas acumulando no ambiente por muito tempo e ainda colocando em risco a saúde de animais.

Mas eu gosto do canudo, o que fazer?

Se não quiser abiri mão do canudo, existem opções mais sustentáveis que o plástico.

Se não quiser abiri mão do canudo, existem opções mais sustentáveis que o plástico.

Hábitos são difíceis de mudar e entendemos que para muita gente o canudo tenha muita utilidade.

Se você é uma delas, não precisa deixar de usar, mas saiba que existem outras opções de canudos feitos de outros materiais, reutilizáveis, e que não agridem o meio ambiente como os de plástico.

Por exemplo, há canudos feitos de bambu, inox ou vidro, que acompanham uma escovinha para fazer a limpeza, permitindo que sejam utilizados novamente.
Eles podem ser levados com você para onde for. É uma questão de costume, e troca de hábitos, em prol de um bem maior.

Essa simples atitude, que vai levar apenas pouco tempo para se acostumar, é capaz de evitar uma enorme quantidade de canudos no seu dia a dia, poupando também o planeta de um descarte de lixo inútil.

Quanto mais pessoas aderirem ao novo hábito, ele se tornará comum, e mais estabelecimentos passarão a adotar a mudança, deixando de oferecer o canudo de plástico.

E como encontrar essas opções em Ilhabela?

Há vários locais e lojas online que adotaram essa medida de sustentabilidade na Ilhabela.

Há vários locais e lojas online que adotaram essa medida de sustentabilidade na Ilhabela.

A Paz em Gaia é uma loja virtual de produtos “zero waste”, ou lixo zero, com base em Ilhabela. Eles oferecem uma grande variedade de utensílios para diminuir os impactos nocivos no ambiente.

Basta adotar o uso de talheres, canudos e copos não descartáveis no dia a dia, você pode diminuir bastante a quantidade de plástico.

A ideia é investir em seus próprios utensílios, recusando qualquer descartável, sempre que puder.

A opção por copos reutilizáveis é uma outra opção de colaborar com a preservação do meio ambiente. Já temos o costume de ter uma caneca ou garrafinha de água no escritório, em casa ou nas academias.

Por que não adotar a mesma atitude em todos os outros locais que vai?

Meu Copo Eco - opção de copo reutilizável

Ilhabela tem contribuído bastante para isso. Além da lei do “canudinho”, a cidade tem movido ações, como o Meu Copo Eco, durante eventos como a Semana de Vela ou o Festival do Camarão.

Os eventos contam com um stand Meu Copo Eco, uma empresa do sul do Brasil com sede em Ilhabela, que vem desenvolvendo uma série de campanhas de conscientização, em parceria com a Prefeitura.

Eles marcam presença nos eventos, oferecendo uma solução mais sustentável para o consumo de bebidas em locais públicos.

Para isso, a empresa criou uma coleção linda de copos personalizados com o mapa de Ilhabela, em várias cores e opção porta-copo, que permite levar o objeto pendurado no pescoço ou onde mais quiser.

Uma solução muito prática e totalmente sustentável.

Cada copo custa cerca de R$ 7,00 (o dobro com o porta-copo). Ele é feito de um tipo de plástico extremamente resistente e durável, livre de BPA.

O projeto tem ajudado Ilhabela a promover eventos mais sustentáveis, com muito menos lixo, além de mudar a cultura de moradores e visitantes, convidando a adotar um novo hábito.

Coleção Save Our Oceans – Fenz Brazil

Seguindo nessa ideia de reutilização para diminuir a quantidade de plásticos descartados, a Fenz Brazil, uma marca que já faz campanhas em prol do meio ambiente, criou uma campanha focada em reduzir a poluição dos oceanos.

A marca desenvolveu uma série de produtos super bacanas para convencer as pessoas a diminuírem cada vez mais o uso de descartáveis, optando por copos próprios ou canudos reutilizáveis.

A coleção foi criada em parceria com o movimento Menos 1 Lixo, da Fernanda Cortez, que se propôs a carregar um copo reutilizável ao invés de consumir os descartáveis.

Em um ano, Fernanda economizou 1.618 copos.

Portanto, o objetivo da campanha é justamente esse, mudar o hábito passando a utilizar apenas 1 copo por pessoa. Como já dissemos e pudemos comprovar com o resultado de Fernanda, a atitude faz a diferença e o meio ambiente agradece.

O copo da Fenz tem design e produção 100% brasileiros, é livre de BPA, ftalatos e metais pesados. Ele ainda é retrátil, feito 100% de silicone de grau alimentício, com tampa e anel de polipropileno, e marcações de medidas.

Você pode utilizá-lo para qualquer tipo de bebida, quente ou gelada, e além de super compacto pode ser levado para todos os lugares, pois vem com alça na tampa, permitindo pendurar na mochila, no chaveiro etc.

No site da marca você também encontra canudos de vidro ou de bambu, além de copos de várias cores diferentes.

Para ajudar ainda mais, quem comprar o Canudo Guardiãs do Mar, reverte 10% do valor das vendas para o IGDM – Instituto Guardiãs do Mar Águas e Diretos.

E aí, gostou das ideias de sustentabilidade em Ilhabela? Se todos rever seus hábitos nesse sentido, será possível ter um mundo melhor a longo prazo.

Como toda mudança, o tempo vai ditar o costume. Mas você vai ver que pequenas mudanças como essas geram grandes transformações, e todo mundo lucra com oceanos mais limpos e a preservação dos animais que vivem neles.

Festivais em Ilhabela

Festivais em Ilhabela: Um inverno com muita cultura e gastronomia

Para quem achava que destinos de praia só valem a pena no verão, Ilhabela prova que suas atrações em pleno inverno não deixam a desejar: são muitos os festivais de cultura e gastronomia nessa época.

Com isso, já dá para perceber que Ilhabela é o tipo de destino que oferece atrações o ano todo.

A cidade fica ainda mais atraente para quem prefere fugir do agito comum na alta temporada de verão, e aproveitar todas as vantagens que os meses de outono e inverno têm a oferecer.

Uma das principais vantagens é o preço mais baixo das tarifas na rede hoteleira durante os meses de maio, junho e agosto, com diárias que podem sair com até 50% de desconto.

E se você estiver preocupado com o frio, pode esquecer! Ilhabela tem clima tropical litorâneo úmido, ou seja, as temperaturas predominantes são quentes e úmidas (média anual de 24,8°C).

Por exemplo, no inverno a média fica entre 20°C a 18°C, sendo que em dias ensolarados a temperatura pode chegar a 30°C, esfriando apenas de noite. Portanto, dá para curtir o dia nas praias e cachoeiras e ter uma noite de clima mais agradável.

E as chuvas? Quase não chove no inverno, garantindo o céu aberto com belos pores do sol no fim do dia.

Ainda não está convencido? Ilhabela promove festivais culturais e gastronômicos incríveis, com vista para o mar.

Confira!

Festival Vermelhos de Música e Artes Cênicas

O Festival Vermelhos é realizado no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, ao Sul de Ilhabela, ideal para quem aprecia uma boa música e valoriza a cultura de nosso país.

Além das atrações, o espaço conta com belos teatros totalmente integrados à Mata Atlântica, que acabam criando uma atmosfera e experiência únicas.

O evento costuma trazer uma extensa programação de concertos, recitais de música erudita, apresentações de dança, bem como música popular com orquestra instrumental.

As apresentações de dança e artes cênicas ficam a cargo da Companhia de Dança de São Paulo e do corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A maioria das apresentações acontecem no Teatro de Vermelhos e Anfiteatro da Floresta, com opção de meia entrada, além de também haver apresentações gratuitas na Igreja Matriz de Ilhabela (Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso), no bairro do Centro Histórico da cidade, a Vila.

Festival da Tainha

O Festival da Tainha é um dos Festivais em Ilhabela mais famosos pelo litoral paulista.

O Festival da Tainha é um dos Festivais em Ilhabela mais famosos pelo litoral paulista.

Logo no início de agosto, Ilhabela esquece um pouco o título de Capital da Vela para se tornar a Capital da Gastronomia, através do festival tradicional da Tainha, que reúne restaurantes da Praia Grande, no sul da ilha.

Durante os finais de semana, os restaurantes da região preparam pratos especiais feitos com a tainha, e servem de frente ao mar.

Além da boa comida, o festival reúne música de excelente qualidade, com bandas locais que tocam música popular brasileira.

Há também edições com apresentação da Mostra de Dança da Fundaci na abertura, que conta com apresentações de diversos grupos de dança do arquipélago e da região, a fim de incentivar a dança e valorizar a criação coreográfica e expressiva dessa região.

Festival do Camarão

Festivais em Ilhabela incluem o do Camarão, é imperdível.

Festivais em Ilhabela incluem o do Camarão, é imperdível.

O segundo festival gastronômico é o Festival do Camarão, uma atração anual realizada na segunda quinzena de agosto, como foco é claro, no camarão.

Durante o festival, os principais restaurantes da cidade preparam pratos diferenciados feitos com camarão, a preços especiais. Uma oportunidade imperdível para quem aprecia a iguaria!

Feiras Gastronômicas

As feiras gastronômicas também são famosas pelos festivais em Ilhabela.

As feiras gastronômicas também são famosas pelos festivais em Ilhabela.

E como boa comida não falta em Ilhabela, durante os finais de semana de agosto, acontece a tradicional feira gastronômica na Vila.

Todos os restaurantes preparam petiscos de boteco à base de camarão a serem vendidos a preços populares. A feira ainda oferece aulas-show com chefs renomados, concursos gastronômicos e degustações.

Claro que tudo isso sempre acompanhado de música boa, até a meia noite, atraindo sempre um grande público animado para o Centro Histórico de Ilhabela.

Abeta Summit

Para os amantes do ecoturismo o Abeta Summit é umd os festivais em Ilhabela que você não pode perder.

Para os amantes do ecoturismo o Abeta Summit é umd os festivais em Ilhabela que você não pode perder.

Quem gosta e pratica o ecoturismo também tem a sua opção de festival, com o Abeta Summit, que também é realizado em agosto.

Aliás, Ilhabela será a sede desse principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA SUMMIT.

O evento reúne empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

São diversos temas abordados todos os anos, com o objetivo de ampliar a diversidade do público presente, que inclui além dos profissionais do segmento, consumidores e gente interessada nos temas relativos ao turismo de aventura, ecoturismo e sustentabilidade. Em geral, os participantes vêm de diversas partes do Brasil e do exterior.

meio ambiente

Meio-ambiente e sustentabilidade: Os desafios da cultura caiçara em Ilhabela

Apesar de imaginar que o conceito de equilíbrio do meio-ambiente e sustentabilidade são uma coisa só, há situações que parecem entrar em conflito quando nos deparamos com os problemas enfrentados por quem ainda utiliza cultura de subsistência para sobreviver.

É o caso da cultura caiçara em Ilhabela, que apesar de rica, ainda sofre o risco de ter o mesmo destino das tribos indígenas que habitavam o litoral: a sua total extinção.

Se antes os perigos enfrentados estavam relacionados à colonização extrativista europeia, hoje as ameaças são a especulação imobiliária, o turismo de massa e as restrições à cultura caiçara de subsistência através da pesca e do artesanato.

Portanto, se uma cultura, como no caso a caiçara, depende do meio-ambiente para sobreviver, bem como do turismo, porém também necessita de proteção às suas terras para ter onde morar e tirar o seu sustento, mas se depara com tais restrições e problemas de usurpação territorial, a situação não parece ser das melhores.

Veja abaixo como atingir o equilíbrio ambiental, de forma a promover a sustentabilidade sem agredir culturas de subsistência é um grande desafio para a cultura caiçara.

Confira!

A vida caiçara e a colonização

canoa na praia em meio ambiente de ilhabela

A vida caiçara no meio ambiente de Ilhabela ainda perdura em meios à muitas dificuldades.

A costa litorânea brasileira conta com cerca de 7.363 quilômetros de litoral paradisíaco, um dos mais extensos do mundo.

Por isso, fica fácil imaginar como o turismo cresceu e é um dos principais meios econômicos do país.

Além das suas belezas naturais, as praias, enseadas e ilhas também são lares de inúmeras populações tradicionais, desde a colonização.

Não é à toa que o litoral brasieiro foi o primeiro território a ser conquistado pelos europeus que aqui aportaram. Porém, antes da sua chegada, o litoral brasileiro era povoado por diferentes tribos indígenas: Tupis, Tamoios, Tabajaras e Caetés, entre outros.

A maioria foi catequizada pelos portugueses, explorada e escravizada, outros foram expulsos, sendo obrigados a se esconder no interior das matas, e alguns extintos por completo, em extermínio em massa, através de confrontos ou doenças.

Para quem ainda não se deu conta, os caiçaras são uma mistura de povos indígenas extintos, europeus de diversos países que aqui vieram morar e negros, trazidos como escravos.

Como os índios, os negros que aqui chegaram também foram alvos de exploração, principalmente quilombolas que após a abolição da escravatura e processos de ocupação do interior no período colonial, também foram segregados e obrigados a viver isolados entre o mar e a serra, em uma área que se estende do sul do Paraná até o centro do Rio de Janeiro.

ilhabela no outono

Ilhabela no outono: Não deixe de visitar!

Tem gente que já está triste porque o verão está prestes a terminar, mas existem motivos de sobra para começar a planejar novas viagens nos próximos feriados. Um deles é que Ilhabela no Outono fica também muito atraente.

Muito se engana quem pensa que viajar no outono não tem graça por conta da baixa temporada após cessarem as férias da maioria das pessoas.

Muito pelo contrário! Além de Ilhabela estar localizada em um ponto estratégico entre a cidade de São Paulo (210km) e o Rio de Janeiro (440km), abrangendo muitas cidades ao redor e várias outras no Sul de Minas, os preços de hospedagem nessa época costumam cair, comparados à alta temporada.

Além disso, o clima é mais ameno e agradável, a cidade está mais vazia e mais acessível, porém não menos agitada, em termos de atrações e eventos.

Esses são apenas alguns motivos para você planejar sua próxima viagem à Ilhabela no Outono. Datas disponíveis não irão faltar, pois há muitos feriados vindo por aí: começando pela Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, e Corpus Christi , praticamente dois por mês.

Então não hesite em escolher a data e fazer a sua reserva! Mas se você ainda estiver na dúvida, confira abaixo mais alguns motivos para visitar Ilhabela no Outono.

Vem com a gente!

Ilhabela no outono tem preços mais baixos

vista de restaurante em ilhabela no outono

Ilhabela no outono oferece tarifas de diárias mais baixas em hotéis e pousadas.

A estação do Outono no Brasil é considerada baixa temporada, por isso os preços de diárias de hospedagens, passagens, etc, costumam ficar mais atraentes.

Sendo assim, acaba sendo mais vantajoso viajar nessa época, visto diversos tipos de hospedagens, como os Campings, Hostels, Pousadas e Hotéis, fazem promoções variadas, baixando os preços de suas tarifas para atrair mais turistas.

Portanto, entre março e junho as hospedagens costumam ficar bem mais atrativas que em outras épocas do ano, o que torna a sua viagem mais barata, permitindo que você aproveite mais o destino podendo gastar com outras coisas, como passeios, restaurantes, etc.

Ilhabela no outono tem menos trânsito

A baixa temporada no Outono acaba também trazendo o benefício de não pegar o mesmo fluxo de trânsito abarrotado nas estradas.

Geralmente, nessa época, a maioria das pessoas opta por destinos na serra ou no interior, por conta do clima mais ameno.

Por isso, é mais provável que as estradas fiquem mais vazias em direção ao litoral. dessa forma, Ilhabela no Outono acaba sendo ótima opção, pelas estradas mais livres, trajeto mais rápido, sem fila na balsa.

O Clima de Ilhabela no outono é mais agradável

praia de ilhabela no outono

Ilhabela no outono tem clima mais ameno para curtir melhor as praias.

Você não precisa viajar para a praia só no Verão. Como o Brasil é um país tropical, o sol dá o seu ar da graça em vários finais de semana, inclusive no inverno.

A vantagem de viajar em outras estações do ano, é o clima mais ameno, as temperaturas não tão elevadas, principalmente de noite.

Ilhabela no Outono, por exemplo, não é nada frio. Em geral, o clima predominante na região é quente e úmido, com temperaturas em torno dos 25ºC durante o dia.

Uma outra vantagem dessa época é chover bem pouco, ou seja, você terá dias ensolarados e noites mais frescas para dormir tranquilo.

O outono é o clima perfeito para curtir atividades de ecoturismo e esportes ao ar livre, sem ficar ofegante e desidratado como no verão.

A temperatura da água também fica agradável, favorável ao SUP (Stand Up Paddle), caiaque, mergulho e Vela, já que os ventos nessa estação são propícios ao esporte.

Outono em Ilhabela é badalado

A maioria das pessoas acha que não tem nada para fazer na baixa temporada, mas Ilhabela no Outono não deixa a desejar em relação às atrações locais.

Ilhabela proporciona diversos eventos para quem gosta de agito entre os meses de março e julho. São eventos esportivos, como o Aloha Spirit, famoso evento de esportes aquáticos da América Latina; e o XTERRA, circuito de eventos off-road; que acontecem, respectivamente, em março e maio.

Já o Race Village é um evento de vela oceânica famoso na América Latina; e a Semana de Vela de Ilhabela também tem uma programação esportiva e cultural durante todo o mês de junho e julho na cidade.

Mas não se preocupe, se o esporte não é a sua praia, ao longo do Outono e Inverno, Ilhabela oferece diversos festivais culturais e gastronômicos, com grandes atrações musicais de MPB, folk, blues e jazz internacional.

Ilhabela no outono conserva a boa gastronomia

vista da Vila no centro de ilhabela no outono

Ilhabela no outono oferece muitas atrações.

A gastronomia de Ilhabela no Outono também vale destacar, pois o clima mais fresco é propício para explorar novas cozinhas.

Nessa época, os restaurantes estão mais vazios e tranquilos, sem filas de espera, e com o bom atendimento que todo cliente merece.

As opções de pratos vão desde a alta gastronomia mediterrânea, italiana e japonesa à cozinhas exóticas, como a tailandesa e mexicana, além da famosa culinária caiçara produzida no local.

Ilhabela no outono tem menos gente!

A baixa temporada traz a grande vantagem de ter menos gente nas praias e nos pontos turísticos, favorecendo os passeios.
Além disso, os borrachudos também dão uma trégua, pois com as temperaturas mais amenas, a incidência de insetos diminui.

Obviamente, eles não desaparecem por completo, e os cuidados devem permanecer para prevenir as picadas. Portanto, não esqueça de colocar na mala o repelente!

Pronto! Aposto que conseguimos te convencer de que Ilhabela no Outono vale a pena! Então, vá já planejando sua próxima visita e não se esqueça de chegar a disponibilidade na Pousada do Sidão -- vamos adorar recebê-lo!

ilhabela secret points

Ilhabela Secret Points: lugares de Ilhabela que você precisa conhecer

Ilhabela “Secrets Points” não mais são locais secretos, ou nem tanto, que ficaram famosos depois que algumas fotos viralizaram na internet prometendo as melhores experiências e vistas inesquecíveis.

São piscinas naturais, praias praticamente desertas e intocadas, cachoeiras com vista para o mar, paisagens incríveis e trilhas escondidas que fazem a alegria dos apaixonados por ecoturismo, esportes ou atividades ao ar livre em meio à natureza selvagem da ilha.

Não é à toa que Ilhabela lidera o ranking das ilhas que mais possuem cachoeiras (38 catalogadas), embora muita gente diga que esse número é ainda maior, sendo praticamente uma cachoeira para cada dia do ano.

Além das cachoeiras, Ilhabela oferece cerca de 73 praias, algumas de acesso mais difícil, bem como mais de 10 montanhas com altitude superior a 1.000 metros, por onde os turistas podem caminhar através de trilhas de diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil).

Ou seja, se a sua ideia de viagem for fugir dos roteiros tradicionais e desvendar novos segredos em Ilhabela, esse post Ilhabela Secret Points foi feito para você!

Continue com a gente!

Ilhabela Secret Points: Piscinas naturais

ilhabela secret points piscinas naturais

Em ilhabela secret points piscinas naturais oferece psicinas naturais por toda parte.

Nos últimos anos, as piscinas naturais localizadas ao sul da ilha se tornaram um dos principais pontos turísticos do local.

Tudo culpa de quem visitou e publicou fotos do local -- as imagens viralizaram instantaneamente nas redes sociais e todo mundo agora quem vem à Ilhabela, não deixa de visitar.

Essas piscinas possuem vista para o Arquipélago de Alcatrazes, um famoso ponto de mergulho e birdwatching, que em dias de boa visibilidade pode ser admirado à distância enquanto você desfruta da piscina.

A piscina natural de águas calmas e cristalinas fica em uma costeira, em um trecho da ilha onde não há praias ao redor, mas uma distribuição de pedras que forma um poço largo e de boa profundidade.

Embora agora já seja bastante visitado, as piscinas naturais são mais um dos Ilhabela Secret Points que não podem deixar de ser aproveitado

Ilhabela Secret Points: Cachoeira do Paquetá

A Cachoeira do Paquetá é outro Ilhabela Secret Point que ficou famoso após os moradores locais de Ilhabela começarem a postar fotos na internet com a hashtag #secretpoint.

Foi o que bastou para atiçar a curiosidade de vários turistas. Também pudera, a cachoeira possui uma borda infinita com vista para o mar espetacular.
Sem dúvida é um belo local e uma das vistas mais bonitas de Ilhabela, com muitos atrativos para os visitantes.

No caminho, você se depara com o Ribeirão do Bexiga, um local repleto de gigantescos poços naturais. O primeiro poço fica logo no começo da trilha, sendo de fácil acesso.

Depois disso é só seguir pela trilha por um trecho mais íngreme até chegar à cachoeira no topo e apreciar a linda vista.

Ilhabela Secret Points: Buraco do Cação

O Buraco do Cação fica localizado no caminho da trilha para a Praia do Bonete, mas também pode ser acessado pelo mar.

Ele é uma verdadeira obra-prima da natureza, esculpida pelas fortes ondas do sul que costumam castigar paredão de pedra com aproximadamente 80 metros de altura.

As ondulações sempre foram tão fortes, que ao longo dos anos, foram abrindo espaços e fendas nas rochas com dezenas de metros de extensão e altura.

Há até quem pratique rapel e outros esportes de aventura no local. Mas o visual vale a pena ser visto por quem chega pela trilha ou pelo mar.

Ilhabela Secret Points: Cachoeira da Laje

ilhabela secret points cachoeira da laje

A cachoeira da laje é umd os ilhabela secret points que você não pode perder em visita à Praia do Bonete.

A Cachoeira da Laje é um dos lugares preferidos dos turistas para passar o dia. Ela fica localizada dentro da Fazenda da Laje, um dos locais de parada para quem vai para a Praia do Bonete por trilha a pé.

Porém, se a ideia é estender a estadia, a cachoeira é um excelente destino para quem quer passar o dia e visitar a fazenda, que oferece diversos atrativos por uma pequena taxa de entrada na propriedade.

Lá é possível aproveitar uma maior infraestrutura com banheiros e camping. Para chegar na cachoeira, você atravessa uma pequena ponte de madeira que leva até o outro lado, desce um pouco e pronto.

A cachoeira tem um tobogã natural que permite escorregar atém um enorme poço de água doce.

Ilhabela Secret Points: Trilha do Bonete

ilhabela secret points trilha bonete

A trilha do Bonete além de ser uam aventura, leva à váriso ilhabela secret points imperdíveis.

Já que mencionamos o Buraco do Cação e a Cachoeira da Laje, não podemos deixar de fora a trilha do Bonete, que leva a todos esses locais maravilhosos, e a mais alguns outros pontos turísticos imperdíveis.

A trilha para o Bonete compensa a sua dificuldade, pois ela é o próprio atrativo natural do local e uma experiência turística única.

São um total de 12km de subidas e descidas, de nível médio a avançado, que devem ser percorridos apenas por quem tem bom preparo físico.

Antes de chegar à Praia do Bonete, a trilha passa por 3 cachoeiras (Laje, Areado e Saquinho) e mais um mirante, o Mirante do Saquinho (com vista do alto da praia).

Ilhabela Secret Points: Pico do Baepi

O Pico do Baepi é outro dos mais famosos Ilhabela Secret Points, nem tanto pela altura (1.048 metros de altitude), mas pelos amantes do montanhismo que curtem admirar diversas espécies da fauna local, enquanto rodeados pela Mata Atlântica.

A vista proporciona uma visão privilegiada de quase 360º da Serra do Mar, do Arquipélago de Alcatrazes, e diversos outros picos, como o da Serraria, além do Canal de São Sebastião, que separa São Sebastião de Ilhabela.

Já ao olhar para o lado de trás da ilha, você tem todo o vale esverdeado Mata Atlântica que se estende até os outros morros de Ilhabela. De frente para o canal você consegue admirar todo o contorno da ilha.

ilhabela no inverno

Ilhabela no inverno – Vale pena visitar!

Ilhabela no inverno continua sendo um destino de boa opção, e mesmo com chuva! O balneário conta com muitos eventos e atrações que vão garantir a diversão o ano todo, mesmo não podendo aproveitar o mar.

Obviamente, por ser uma ilha, o local é mais procurado na alta temporada do verão. Mas a beleza de suas praias, os passeios ecológicos e os festivais gastronômicos continuam fazendo a alegria daqueles que desejam aproveitar Ilhabela, mesmo no inverno.

O local vem até se destacando como opção turística nessa época, por estar mais vazio e, mesmo assim, cheio de atrações. A boa infraestrutura das praias não deixam a desejar também no inverno, afinal, nessa época o sol também se faz presente e as temperaturas são bem mais agradáveis.

A prova disso é a de que os hotéis atingiram uma média de ocupação de 80% durante a semana e 90% aos finais de semana, de acordo com dados divulgados pela Associação Comercial.

Os valores mais baixos das diárias e dos serviços na baixa temporada acabam atraindo mais turistas, comparados a alta temporada do verão ou aos destinos de inverno convencionais como Campos do Jordão e Monte Verde, que costumam ser caríssimos.

Não acredita que Ilhabela possa oferecer o melhor do inverno? Veja abaixo as principais atrações de Ilhabela no inverno!

Atrações em Ilhabela no inverno

vista da vila de ilhabela no inverno

Ilhabela no inverno não deixa a desejar em atrações para todos os gostos.

Ilhabela é um local paradisíaco em que a natureza domina as paisagens, mas a ilha é palco também de diversos eventos ao longo do ano.

No entanto, é no segundo semestre que o balneário reserva os eventos mais concorridos, como a Semana da Vela em Julho, o Festival do Camarão em Agosto, e o aniversário da cidade, em 3 de setembro, que inclui uma programação a partir do dia 31 de agosto.

E não para por aí.

Já em outubro, Ilhabela oferece o famoso Festival Forró na Ilha, que acontece no feriado de Nossa Senhora da Aparecida, dia 12 de outubro. Ainda em outubro, no final do mês (28/10), acontece a segunda corrida rústica, na Ponta das Canas, evento famoso entre os esportistas.

Além disso, Ilhabela no inverno não impede ninguém de aproveitar chances de mergulhos, trilhas, caminhadas ecológicas, observação de pássaros, turismo de aventura, esportes radicais, passeios náuticos e pesca esportiva.

Mas, e se chover?

por do sol na praia em ilhabela no inverno

Há muito o que ver e fazer em ilhabela no inverno mesmo com chuva.

Não se preocupe, nenhum dia de chuva é capaz de estragar a sua estadia em Ilhabela. Até nos dias chuvosos dá pra curtir Ilhabela!

A chuva não vai te impedir de relaxar, conhecer locais históricos, fazer compras e apreciar a gastronomia.

A Vila de Ilhabela reserva inúmeras surpresas

O bairro do centro em Ilhabela, que abrange a Vila, é conhecido como o Centro Histórico local por reunir construções centenárias da época da colonização do Brasil.

Vale a pena reservar um tempo para curtir as atrações por ali, debaixo de sol ou de chuva, no verão ou no inverno.

Para começar, Ilhabela no inverno costuma reunir bastante turistas, assim burburinho com gente indo e vindo de lá pra cá já é um programa interessante, principalmente se você escolher se sentar na praça ou nas mesinhas de fora de algum barzinho.

Rua do Meio

A Rua do Meio é cheia de lojinhas, livraria, cafés, bares, bistrôs, sorveterias e lanchonetes. A rua fica atrás da praça central e termina de frente ao Píer. Toda essa área é lotada de atrações por onde circulam gente de dia e de noite.

É ali que fica localizada também a Secretaria da Cultura, que costuma oferecer exposições de arte com entrada gratuita.

Construções Históricas

Além da Igreja Matriz de de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, localizada aos pés de uma colina com vista para o Morro do Baepí e que já vale a visita pela sua arquitetura colonial, há uma construção igualmente antiga ao lado da escultura do Cristo Crucificado: a “Cadeia e Fórum”.

O prédio já teve essa serventia há alguns séculos atrás, mas hoje é um Centro de Visitantes, que faz parte do acervo histórico e cultural da ilha e porta de entrada para o Parque Estadual Ilhabela.

Ele conta com 5 salas temáticas com exposição de fotos, vídeos e peças sobre a área do parque, onde antigamente eram as celas que abrigavam presos de Ilhabela. A construção conserva ainda as grades nas janelas e portas.

Restaurantes

Ilhabela oferece opções em restaurantes que variam entre a culinária local a cardápios internacionais, sendo a maioria concentrada no Centro.

Em direção ao sul, o restaurante Nova Iorque desvenda os segredos da cozinha caiçara misturados à sofisticação do estilo mediterrâneo sob uma vista privilegiada.

Já ao norte, o Viana Restaurante oferece pratos famosos da cozinha brasileira mesclados à cozinha internacional para criar a chamada alta gastronomia. O grande destaque fica por conta da famosa casquinha de camarão da ilha.

Na Praia do Perequê, você pode se deliciar com pratos do premiado Famiglia Manzoli, uma cantina italiana.

Como deu para perceber, Ilhabela no inverno oferece uma porção de lugares incríveis que garantem uma experiência incrível, seja qual for o clima. Afinal, em Ilhabela não tem estação ideal e nem tempo ruim para visitar!

Roteiro de viagem de final de semana em ilhabela

Roteiro de viagem de final de semana em Ilhabela

Para fugir da rotina e recarregar as energias próximo da natureza, nada como um final de semana na praia. Ou melhor ainda, em uma ilha! E para não perder tempo e não deixar de aproveitar tudo o que tem para fazer, um roteiro de viagem de final de semana vai ajudar você a curtir todos os dias em Ilhabela.

Se você mora na capital, nem vai precisar dirigir por longas horas. Ilhabela fica apenas a 200km de São Paulo, e conta com dezenas de praias, cachoeiras e trilhas localizadas na área de uma das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo.

Se você curte ecoturismo, o local é mesmo ideal, e o melhor de tudo é que a ilha tem toda estrutura que você precisa, principalmente se for passar apenas um de fim de semana (de sexta a domingo).

Portanto, mesmo sem feriado ou férias, pelo menos o final de semana fica garantido para que você possa dar aquela relaxada antes de voltar ao batente.

Confira abaixo um roteiro de viagem de final de semana em Ilhabela com direito a tudo que você deseja!

Roteiro de viagem para a sexta-feira

centro de ilahabela no roteiro de viagem

O passeio pela Vila no centro de Ilhabela é um roteiro de viagem que não pode faltar.

Quem não tiver a chance de sair da cidade mais cedo e driblar o trânsito do final de semana, o jeito é se conformar em chegar em Ilhabela de noite.

A travessia não dura mais que 15 minutos, podendo haver alguma espera de 30-45 minutos, mas para não perder tempo para atravessar, o ideal é agendar online a travessia com antecedência em http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/sao-sebastiao-ilhabela/

Já em terra firme, pode se dirigir à sua hospedagem e fazer o check in para começar a aproveitar o seu primeiro dia na ilha.

Se você chegou de noite, não se preocupe. Ilhabela possui vida noturna agitada, mesmo aos finais de semana e, principalmente se for na alta temporada.

A Vila, no centro histórico de Ilhabela, é uma das melhores opções, pois oferece muitos bares e restaurantes que ficam abertos até tarde da noite.

Se você chegou de dia, vai ter ainda mais opções, como curtir um final de tarde na praia, antes de dar a sua esticadinha noite adentro.

A cidade é super charmosa à noite, por conta da iluminação de suas construções antigas da época colonial, com destaque para a Igreja Matriz, no topo de uma escadaria, e a antiga cadeia e fórum da cidade.

Roteiro de viagem para o sábado

praias e passeios no roteiro de viagem

No sábado, reserve um tempo maioro no seu roteiro de viagem para praias e passeios.

Aproveite para acordar cedo, afinal você só tem o final de semana para aproveitar tudo o que tem direito.

O bom de Ilhabela é ter atrações para todos os estilos e bolsos. Você pode contratar um passeio de barco até as principais praias de Ilhabela ou as mais distantes; ou ir de carro mesmo para ambas as direções da ilha (Norte e Sul).

Seguindo para o extremo norte, a última praia com acesso pela estrada de asfalto é a Praia do Jabaquara. Ela é paradisíaca e tem 500m de extensão, água transparente e mata praticamente intocada e um mirante com uma vista de tirar o fôlego.

Se você ainda tiver disposição e quiser aproveitar para depois almoçar em uma praia com mais estrutura, siga para o Sul da ilha.

A praia da Armação, ainda no caminho antes da Vila, é o local ideal para os esportes aquáticos, como kitesurfe e windsurfe. A praia tem escola de vela, com aulas disponíveis e aluguel de equipamentos.

Na Armação tem restaurante, e se quiser pode retornar no caminho até a Praia do Viana, que possui um restaurante à beira-mar.

Se você curte mergulhar, a Praia das Pedras Miúdas, na Ilha das Cabras, é um santuário ecológico, e a Praia do Portinho, tem até tartarugas marinhas. Essas praias ficam localizadas logo depois da balsa, ao sul da ilha.

Uma praia mais tranquila, sem muita estrutura, apenas estacionamento, é a praia da Feiticeira. Mas ela não tem bar ou quiosque, já a Praia do Curral mais adiante é totalmente agitada, cheia de bares e restaurantes pé na areia e lotada de gente.

De noite você pode curtir a Vila novamente ou os bares e restaurantes ao longo da orla, seguindo para o norte novamente.

Roteiro de viagem para o domingo

cachoeiras no roteiro de viagem

As cachoeiras não podem faltar no seu roteiro de viagem.

Nada como fechar o final de semana realmente recarregado pelas águas de uma cachoeira. O domingo, último dia do seu roteiro de viagem para o final de semana, pode ser contemplado com um banho de cachoeira.

Ilhabela possui muitas opções, inclusive com trilhas pela mata e mirantes no topo das montanhas. Mas a Cachoeira da Toca, por exemplo, fica praticamente dentro da cidade, tem estrutura e é de fácil acesso.

Ela oferece uma “ducha natural”, com poços de água cristalina e um “tobogã” de pedras lisas para escorregar. Possui banheiro, estacionamento e um bar por uma taxa de R$20,00, pois fica dentro de uma propriedade particular.

Já se você preferir um passeio mais longo, iniciando pela manhã e terminando no meio da tarde, pode investir em atravessar o Parque Estadual de Ilhabela por uma estrada de terra mata adentro, com travessia de rio em um veículo 4×4, como o tour com jipe.

Pronto! Você tem um roteiro de viagem de final de semana completo, super simples e viável, com várias opções para aproveitar o que há de melhor em Ilhabela.

Bom fim de semana!

fotos em ilhabela

Fotos em Ilhabela: 9 melhores lugares para tirar fotos!

Que adianta viajar se não registrar tudo? Ainda mais em tempos de redes sociais… Mas tirar fotos em Ilhabela não será um problema, pois o balneário conta com os mais incríveis lugares para cliques perfeitos e inesquecíveis.

Ilhabela tem 347km² de paisagens exuberantes, locais secretos e outros bastante turísticos. O que não falta é mirante com vistas surpreendentes do oceano, ao redor da Mata Atlântica característica do local.

Então, se você é desses do tipo super “conectado” às redes sociais, já registra a lista que preparamos abaixo com os cenários mais incríveis para você tirar fotos em Ilhabela e te render muitas curtidas.

Confira abaixo!

Fotos em Ilhabela: Mirante do Piúva

mirante do piuva

O Mirante do Piúva é um dos mais acessíveis para fotos em Ilhabela. Ele fica há apenas 5 minutos de carro da balsa, pela estrada principal que corta a ilha em sentido sul, um pouco antes da Praia das Pedras Miúdas.

Não tem como perder, pois há um recuo na estrada para estacionar e um letreiro colorido com letras garrafais lendo-se ILHABELA, para tornar suas fotos mais inesquecíveis.

O local tem 40m de altura de vista para o mar, podendo avistar uma boa parte do canal de São Sebastião com a silhueta da Ilha das Cabras ao seu lado esquerdo.

Era neste exato local, que na época colonial, as canoas de voga (canoas esculpidas no tronco de árvores nativas) partiam em viagens.

Fotos em Ilhabela: Praia de Santa Tereza

mirante da praia de sta teresa

mirante da praia de sta teresa

A praia de Santa Tereza é a primeira praia passado o Centro Histórico (Vila), seguindo no norte, logo após o Yacht Club de Ilhabela.

É uma praia que, embora tenha uma porção de árvores à sua volta, a grande atração fotográfica fica por conta das canoas na areia da Praia. Elas são coloridas e cada uma traz o nome de uma praia de Ilhabela.

Fotos em Ilhabela: All Mirante Bar e Restaurante

O All Mirante Bar e Restaurante, além de ser uma excelente escolha para apreciar a culinária em Ilhabela, ele ainda oferece uma das vistas mais belas do local.

Ele está localizado ao sul da ilha, há uns 6 km à frente da Praia do Veloso (última praia acessível por carro).

Como o próprio nome já sugere, o restaurante fica no alto do morro, de onde se tem uma vista privilegiada do mar com um pôr do sol de tirar o fôlego.

Você pode tirar fotos incríveis regadas a pratos saborosos de frutos do mar do cardápio e drinks elaborados. Já imagino a legenda das fotos desses pratos com o mar em pelo pôr do sol de pano de fundo!

Fotos em Ilhabela: Mirante do Barreiros

fotos em ilhabela do mirante barreiros

Seguindo da Vila na avenida em sentido norte, há uma subida bem íngreme que leva ao Mirante à esquerda, um pouco antes da Praia do Barreiros, de mesmo nome.

É só parar o carro no estacionamento em frente e curtir um visual típico da ilha: de um lado, embarcações paradas no Yacht Club de Ilhabela. Do outro, o norte da ilha com o verde da mata e o do mar. Ideal para uma foto panorâmica.

A novidade é um letreiro estilizado para fotos, que acabou de ser instalado (em julho de 2019) e promete deixar as fotos mais divertidas. E aí, o que achou?

Fotos em Ilhabela: Pico do Baepi

fotos em ilhabela do pico baepi

A trilha que leva ao topo do Pico do Baepi é puxada, exige preparo físico e tempo, mas vale a pena pela vista panorâmica de Ilhabela.

Ela tem início no Bairro do Itaguaçu, em um percurso total de 7,4 km de ida e volta, o equivalente a cerca de 6h de caminhada.

O mirante possui 1.048m de altura, e oferece uma vista espetacular de diferentes ângulos para todos os lados, do canal de São Sebastião na costa do litoral norte paulista e da Mata Atlântica com outros morros e picos de Ilhabela.

Fotos em Ilhabela: Bar e Restaurante Nova Iorqui

Quando o asfalto da estrada termina em direção ao sul da ilha, encontramos o Bar e Restaurante Nova Iorque, que de suas mesas oferece uma vista de tirar o fôlego.

Em dias de céu claro e sem nuvens, é possível ainda avistar no horizonte o Arquipélago de Alcatrazes, o famoso paraíso do ecoturismo e mergulho. Um prato cheio para quem gosta de tirar fotos em Ilhabela que nunca mais sairão da memória.

Fotos em Ilhabela: Mirante do Bonete

fotos em ilhabela do mirante da praia do bonete

Esse é outro mirante que exige mais disposição para tirar fotos. Ele fica no sul da ilha, no caminho que leva à Praia do Bonete.

A trilha possui 12 km só de ida, atravessada pela Mata Atlântica, e com duração de até 6 horas, dependendo do seu condicionamento físico. O ideal é ir preparado para passar o dia no local ou até mais.

Do mirante, você tem uma vista incrível da praia lá embaixo, e o caminho ainda pode ter pausas para apreciar as cachoeiras e fauna e flora local.

Fotos em Ilhabela: Mirante do Jabaquara

fotos em ilhabela do mirante da praia do jabaquara

O mirante do Jabaquara fica no extremo norte de Ilhabela, no final da estrada principal, quando termina o asfalto, seguindo por mais uns 8km de estradinha de terra.

Ele fica um pouco antes de chegar à Praia do Jabaquara e de lá de cima você tem a vista da praia paradisíaca, totalmente preservada. Você vai tirar belas fotos em Ilhabela nesse local.

Fotos em Ilhabela: Mirante do Coração

fotos em ilhabela do mirante do coração na praia de castelhanos

Uma das vistas mais conhecidas de Ilhabela, presente em praticamente toda foto na internet, é essa onde o mar tem um formato de coração.

A vista pertence à praia selvagem de Castelhanos, localizada ao lado Leste da ilha, em que o acesso é feito apenas por veículos 4×4 ou barco.

A via de acesso tem início no Parque Estadual Ilhabela, uma área protegida de 22km no total, com cerca de 45 minutos a 1 hora.

O caminho oferece também outro mirante, de onde você avista a baía de Castelhanos. Mas o Mirante do Coração é acessado pelo canto direito da praia, seguindo as placas.

A subida não é difícil, e conta até com uma escadaria com corrimão , que leva cerca de 10 minutos para chegar ao topo e apreciar a vista.

Bem, agora que você já conhece alguns locais incríveis, é só agendar uma próxima visita e tirar fotos em Ilhabela que ninguém vai esquecer. Conhece mais algum outro lugar? Conta pra gente!