Ilhabela no inverno – Vale pena visitar!
Ilhabela no inverno continua sendo um destino de boa opção, e mesmo com chuva! O balneário conta com muitos eventos e atrações que vão garantir a diversão o ano todo, mesmo não podendo aproveitar o mar.
Obviamente, por ser uma ilha, o local é mais procurado na alta temporada do verão. Mas a beleza de suas praias, os passeios ecológicos e os festivais gastronômicos continuam fazendo a alegria daqueles que desejam aproveitar Ilhabela, mesmo no inverno.
O local vem até se destacando como opção turística nessa época, por estar mais vazio e, mesmo assim, cheio de atrações. A boa infraestrutura das praias não deixam a desejar também no inverno, afinal, nessa época o sol também se faz presente e as temperaturas são bem mais agradáveis.
A prova disso é a de que os hotéis atingiram uma média de ocupação de 80% durante a semana e 90% aos finais de semana, de acordo com dados divulgados pela Associação Comercial.
Os valores mais baixos das diárias e dos serviços na baixa temporada acabam atraindo mais turistas, comparados a alta temporada do verão ou aos destinos de inverno convencionais como Campos do Jordão e Monte Verde, que costumam ser caríssimos.
Não acredita que Ilhabela possa oferecer o melhor do inverno? Veja abaixo as principais atrações de Ilhabela no inverno!
Atrações em Ilhabela no inverno
Ilhabela é um local paradisíaco em que a natureza domina as paisagens, mas a ilha é palco também de diversos eventos ao longo do ano.
No entanto, é no segundo semestre que o balneário reserva os eventos mais concorridos, como a Semana da Vela em Julho, o Festival do Camarão em Agosto, e o aniversário da cidade, em 3 de setembro, que inclui uma programação a partir do dia 31 de agosto.
E não para por aí.
Já em outubro, Ilhabela oferece o famoso Festival Forró na Ilha, que acontece no feriado de Nossa Senhora da Aparecida, dia 12 de outubro. Ainda em outubro, no final do mês (28/10), acontece a segunda corrida rústica, na Ponta das Canas, evento famoso entre os esportistas.
Além disso, Ilhabela no inverno não impede ninguém de aproveitar chances de mergulhos, trilhas, caminhadas ecológicas, observação de pássaros, turismo de aventura, esportes radicais, passeios náuticos e pesca esportiva.
Mas, e se chover?
Não se preocupe, nenhum dia de chuva é capaz de estragar a sua estadia em Ilhabela. Até nos dias chuvosos dá pra curtir Ilhabela!
A chuva não vai te impedir de relaxar, conhecer locais históricos, fazer compras e apreciar a gastronomia.
A Vila de Ilhabela reserva inúmeras surpresas
O bairro do centro em Ilhabela, que abrange a Vila, é conhecido como o Centro Histórico local por reunir construções centenárias da época da colonização do Brasil.
Vale a pena reservar um tempo para curtir as atrações por ali, debaixo de sol ou de chuva, no verão ou no inverno.
Para começar, Ilhabela no inverno costuma reunir bastante turistas, assim burburinho com gente indo e vindo de lá pra cá já é um programa interessante, principalmente se você escolher se sentar na praça ou nas mesinhas de fora de algum barzinho.
Rua do Meio
A Rua do Meio é cheia de lojinhas, livraria, cafés, bares, bistrôs, sorveterias e lanchonetes. A rua fica atrás da praça central e termina de frente ao Píer. Toda essa área é lotada de atrações por onde circulam gente de dia e de noite.
É ali que fica localizada também a Secretaria da Cultura, que costuma oferecer exposições de arte com entrada gratuita.
Construções Históricas
Além da Igreja Matriz de de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, localizada aos pés de uma colina com vista para o Morro do Baepí e que já vale a visita pela sua arquitetura colonial, há uma construção igualmente antiga ao lado da escultura do Cristo Crucificado: a “Cadeia e Fórum”.
O prédio já teve essa serventia há alguns séculos atrás, mas hoje é um Centro de Visitantes, que faz parte do acervo histórico e cultural da ilha e porta de entrada para o Parque Estadual Ilhabela.
Ele conta com 5 salas temáticas com exposição de fotos, vídeos e peças sobre a área do parque, onde antigamente eram as celas que abrigavam presos de Ilhabela. A construção conserva ainda as grades nas janelas e portas.
Restaurantes
Ilhabela oferece opções em restaurantes que variam entre a culinária local a cardápios internacionais, sendo a maioria concentrada no Centro.
Em direção ao sul, o restaurante Nova Iorque desvenda os segredos da cozinha caiçara misturados à sofisticação do estilo mediterrâneo sob uma vista privilegiada.
Já ao norte, o Viana Restaurante oferece pratos famosos da cozinha brasileira mesclados à cozinha internacional para criar a chamada alta gastronomia. O grande destaque fica por conta da famosa casquinha de camarão da ilha.
Na Praia do Perequê, você pode se deliciar com pratos do premiado Famiglia Manzoli, uma cantina italiana.
Como deu para perceber, Ilhabela no inverno oferece uma porção de lugares incríveis que garantem uma experiência incrível, seja qual for o clima. Afinal, em Ilhabela não tem estação ideal e nem tempo ruim para visitar!