Esportes radicais

Esportes radicais e alguns nem tanto para se praticar em Ilhabela

Nada como unir o útil ao agradável, incorporando a prática de esportes radicais ao lindo visual de Ilhabela.

Ilhabela tem mesmo muito a oferecer, e as opções de lazer são infinitas, principalmente se você costuma se divertir praticando seus esportes favoritos, radicais ou não, seja na areia, no mar, na terra ou no asfalto.

O cenário é perfeito, pois enquanto você exercita o corpo, você também cuida da mente, em meio a tanta natureza e ar puro.

Selecionamos algumas opções de esportes aquáticos, de areia, de asfalto e até uns radicais pela mata. Temos certeza que um deles será uma ótima escolha e ainda muita diversão.

Confira abaixo!

Canoa Havaiana

Esportes radicais Canoa Havaiana

A canoa havaiana, não chega a ser considerada um dos esportes radicais, mas se transformou em um dos favoritos de quem curte estar próximo ao mar.

É o tipo de esporte praticado em equipe, através de remadas sincronizadas, com cada um tendo uma função distinta. A canoa tem um braço lateral para dar maior estabilidade, principalmente ao atravessar as ondas (o que não é o caso em Ilhabela).

O Paddle Club Ilhabela, fica dentro da Marina Porto, na Praia do Itaquanduba e oferece treinos e passeios, inclusive monitorados por um professor para maiores instruções.

É um esporte que trabalha o corpo inteiro, pois você não usa apenas os braços para remar, mas as pernas e o tronco também para impulsionar a canoa pra frente. Se cansar, é só pedir para retornar de bote.

Stand Up Paddle

Esportes radicais Stand Up Paddle

O stand up paddle é outra febre esportiva já fazem alguns verões. Para alguns pode até ser um esporte radical, mas não chega a tanto.

Basta se equilibrar em cima do pranchão, e dar algumas remadas de um lado para o outro para queimar algumas calorias e ainda aproveitar o visual da natureza em volta.

Muitas praias em Ilhabela contam com a companhia de tartarugas marinhas e arraias, que dão o ar da graça em alguns passeios. O Paddle Club Ilhabela também aluga pranchas de SUP, assim como várias outras praias também oferecem o serviço.

Slackline

Esportes radicais Slackline

Esse é um dos esportes radicais praticados em terra firme, tipo corda bamba, indo de uma extremidade à outra. Mas agora ganhou uma outra versão chamada de waterline. O Píer do Perequê é o local para a sua prática.

Em terra, o slackline é praticado por uma galera aos finais de semana, a partir das 14h, também na Praia do Perequê.

Esse grupo oferece treinos coletivos com as fitas para manobras e ainda ajuda os iniciantes que desejam tentar, de graça.

Mas, se você já é praticante tem a sua fita, Ilhabela oferece vários outros lugares gramados, como a Praia do Engenho D’Água, que possui coqueiros perfeitos para esticar a fita, numa distância de até uns 50m.

Bicicleta

Esportes radicais bicicleta

Ilhabela possui também a opção de locomoção e passeios de bicicleta pela orla. São cerca de 6km de ciclovia, quase toda à beira-mar, ligando a Barra Velha ao Centro Histórico.

E se você é daqueles mais aventureiros, pode optar pelos passeios de mountain bike nas trilhas da ilha, visitando inclusive cachoeiras.

Ilhabela aluga bicicletas de pedal e marcha, bem como as versões elétricas para quem quiser só quer curtir o visual.

Beach Tennis

Se você curte esportes de areia, o beach tennis é uma excelente opção, além do famoso frescobol. Não chega a ser nenhum esporte radical, mas tem ficado bastante popular nas areias da praia.

É uma mistura de vôlei de praia com raquetes de madeira e algumas regras do tênis. O pessoal costuma montar grupos e jogar quase toda tarde, a partir das 16h, na Praia do Itaquanduba.

Nos finais de semana, as partidas são feitas no Saco da Capela. Os turistas também podem participar, pois muitos dos grupos ensinam e oferecem o material.

Hiking

Esportes radicais hiking

E se você prefere as caminhadas, trilhas é o que não faltam em Ilhabela. Há opções para todos os níveis, monitoradas ou não.

Muitas delas levam a Mirantes para apreciar o visual, passando por riachos, piscinas naturais de águas cristalinas e cachoeiras. É o caso da trilha para as praias de Castelhanos e Bonete, ou o Pico do Baepi, que oferece uma vista de 360 graus da ilha.

Mergulho

Esportes radicais mergulho

Para quem curte as belezas marinhas e as profundezas do mar, locais de mergulho é o que não falta em Ilhabela. É um dos esportes mais radicais que existe, mas também oferece opções mais brandas como o snorkeling (modalidade de mergulho apenas na superfície).

Existem passeios monitorados com instrutor e opções de cursos com batismo para os mergulhos com cilindro. A Ilha das Cabras é um dos “points”, que inclusive aluga todo o material.

Vela, Wakeboard, Windsurf

Esportes radicais wake board

E como Ilhabela é mesmo a capital da vela, esse esporte e suas variações não podiam ficar de fora da lista.

A vela e o windsurf ainda são os esportes mais praticados na ilha, mas como dependem do vento, acabam sendo restritos a algumas épocas do ano.

Na Praia da Armação, há um clube de vela que oferece aulas e aluguel de equipamento, inclusive de wakeboard, uma versão mais radical do esporte, praticado com uma prancha menor.