Ecoturismo em Ilhabela: Parque Estadual de Ilhabela
O ecoturismo em Ilhabela faz parte da base da economia do balneário, junto ao turismo tradicional, que especialmente durante a alta temporada, no verão, contribui para o aumento da sua população em até cinco vezes mais.
Todo esse movimento é também impulsionado ao longo do ano por diversos eventos promovidos pela prefeitura e secretarias, que atraem diversos visitantes turistas em todas as épocas.
Ilhabela está entre os 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. Para isso, a cidade deve cumprir vários pré-requisitos definidos por Lei Estadual, a fim de ganhar esse direito e agregar uma verba do Estado para a promoção do turismo local.
Para atrair os turistas, a cidade procura explorar todos os seus atributos, propondo diferentes roteiros que vão desde passeios por terra e por mar, à trilhas com inúmeros desafios para aqueles que apreciam uma boa aventura em meio à natureza, além de esportes ao ar livre.
Entre os principais destaques, podemos citar o Parque Estadual de Ilhabela, que oferece milhares de atrativos para quem deseja praticar o ecoturismo no local.
Leia mais sobre o assunto abaixo!
Ecoturismo e Patrimônio natural
O número de turistas em Ilhabela não para de crescer todos os anos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. A maioria vem em busca das belezas naturais do local, como suas praias, cachoeiras, trilhas, esportes náuticos e passeios em meio à natureza.
Por isso, Ilhabela é famosa pelas atividades de Ecoturismo, um segmento turístico que se baseia na relação sustentável com a natureza, enquanto compromete-se com a conservação e a educação ambiental.
Ilhabela se tornou um dos locais preferidos dos turistas para esse tipo de atividade, pois possui cerca de 73 praias, 14 ilhotas, 365 cachoeiras e um conjunto de montanhas formado por 84% de mata atlântica preservada.
Dessa forma, Ilhabela tem patrimônio natural suficiente para oferecer diversos tipos de esportes ao ar livre e atividades ligadas ao ecoturismo.
Por possuir uma orla de aproximadamente 130 km de extensão, suas paisagens são as mais acidentadas da região costeira brasileira.
Com isso, o balneário abriga os mais altos picos do litoral paulista, incluindo o Pico de São Sebastião (1.379 m de altitude), o Morro do Papagaio (1.307 m), e o Morro da Serraria (1.285 m).
Além disso, o local ainda conta com cerca de 360 cachoeiras registradas, embora apenas 30 são acessíveis para banho, sendo que a maioria das trilhas que a ilha oferece ficam dentro do Parque Estadual de Ilhabela, um refúgio de vida selvagem em meio à Mata Atlântica preservada.
Ecoturismo no Parque Estadual de Ilhabela
Como dissemos, além das praias exuberantes, Ilhabela também possui picos de montanhas com mais de 1.300 metros de altitude cobertos por floresta preservada, cortados por milhares de córregos e riachos que se lançam pelas encostas formando mais de 360 cachoeiras de todos os tamanhos.
Embora nem todas dão acesso ao público, muitas delas formam rios que serpenteiam a planície litorânea formando lindos manguezais e piscinas naturais em direção ao mar.
Ilhabela ainda agrega outras ilhas, grandes e pequenas, ilhotas e lajes de rica e diversificada flora e fauna.
Tudo isso é possível ser desfrutado dentro do Parque Estadual de Ilhabela, um verdadeiro refúgio de vida selvagem pertinho da capital paulista, que abriga a maior parte das trilhas para quem curte caminhadas em meio à natureza.
Mais um pouco sobre o Parque Estadual de ilhabela
Na verdade, o Parque Estadual de Ilhabela é um “parque-arquipélago”, localizado em uma área de 27.025 hectares (270 quilômetros quadrados), que engloba um total de 12 ilhas, 2 ilhotas e 2 lajes, aproximadamente 85% da ilha de São Sebastião.
Foi criado em 20 de janeiro de 1977, pelo Decreto nº 9.414, sendo administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Florestal.
De relevo bastante acidentado, a área do Parque conta com picos como o do Baepi (1.025 metros de altitude), o do Papagaio (1.037 metros) e o de São Sebastião (1.379 metros).
Essas grandes montanhas são as grandes responsáveis pela formação de uma barreira para os ventos carregados que vêm do oceano. Por essa razão, o clima local é tropical úmido, com grande ocorrência de chuvas.
Mesmo assim, a região oferece diversos tipos de atividades ecoturísticas, como caminhada em trilhas de diferentes níveis de dificuldade e duração, subida a picos e mirantes com vistas panorâmicas, observação de fauna e flora, banho em cachoeiras e piscinas naturais, além do acesso a belíssimas praias, sendo algumas praticamente desertas, como Castelhanos, Fome, Bonete, entre outras.
Ecossistemas no Parque
Por conta do clima e relevo da região, o Parque oferece inúmeros ecossistemas, como a própria Mata Atlântica, a restinga e os manguezais, que abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves.
No entanto, algumas dessas espécies até se encontram em processo de extinção, e são até endêmicas (só existem na região), por isso a importância da preservação do local.
Entre as espécies que podem ser encontradas no local, podemos citar:
- macaco-prego;
- caxinguelê;
- jaguatirica;
- tucano e inúmeros outros pássaros;
- maritacas;
- tiê-sangue;
- cururuá, um rato peludo que vive na restinga.
Além disso, o arquipélago também é um refúgio para espécies de aves migratórias, que vão para Ilhabela, em busca de pousada e alimento durante o intervalo de suas grandes jornadas todos os anos.
Cultura caiçara preservada
Além de ser patrimônio natural, Ilhabela ainda preserva a riqueza da cultura caiçara local, que por conta do contato entre diferentes povos (europeus, indígenas e negros), no período da colonização, se manifesta na arquitetura das casas, no artesanato, nas embarcações de pesca e nas festas populares como a Congada de São Benedito.
Na Baía de Castelhanos, localizada ao Leste de Ilhabela, que fica do outro lado do Parque Estadual, por exemplo, podemos encontrar diversas comunidades tradicionais caiçaras.
Elas ainda preservam sua rica cultura na arquitetura de suas casas, no artesanato, pesca e modo de vida com suas tradições, junto a uma relação muito próxima com a natureza.
Para mais informações sobre o Parque Estadual de Ilhabela, acesse o site Ilhabela.com.br