Cadeia de Ilhabela

Cadeia de Ilhabela: Uma visita imperdível para desejar voltar!

Portas e janelas com grades originais de antigas celas da Cadeia de Ilhabela guardam tesouros escondidos: uma exposição completa do Parque Estadual de Ilhabela.

O prédio antigo na Vila, próximo à Igreja Matriz N.S. D’Ajuda e do Bom Sucesso, que possui a escultura em ferro do Cristo Crucificado, já foi a “Cadeia e Fórum” da cidade.

Construído em 1804, ele já funcionou como Câmara, Delegacia e até Teatro. Mas em 2013, o espaço se dedica a ser a porta de entrada do Parque Estadual Ilhabela, antes que os turistas se aventurem pela estrada de terra que leva mata adentro.

Quer conhecer um pouquinho sobre o prédio da Cadeia de Ilhabela?
Continue lendo abaixo!

Sede e Centro de Visitantes do Parque Estadual Ilhabela

prédio da Cadeia de Ilhabela

O prédio da antiga Cadeia de Ilhabela é o Centro de Visitantes e a sede do parque, ele
conta com 5 salas temáticas que abriga uma exposição permanente com fotos, vídeos e peças sobre a área reservada que virou o Parque Estadual de Ilhabela.

Por todo o espaço, você percorre o local entre as antigas celas, que ainda conservam as mesmas grades e portas da época que mantinham-se presos os malfeitores e até escravos da época da colonização de Ilhabela.

As paredes possuem painéis que explicam sobre a Mata Atlântica, que um dia já cobriu 93% do Brasil. Só Ilhabela conta com 85% do seu território coberto por essa floresta atlântica, um verdadeiro tesouro de paisagem natural.

Por isso, o local é uma área protegida, sendo que o pessoal que administra o local garante a sua preservação com visitas controladas do local.

A exposição também conta um pouco da história da ilha, com um acervo de peças da época antes da colonização portuguesa, em que os índios ainda viviam aqui. Há também um espaço dedicado às comunidades caiçaras.

Do lado de fora, o espaço exibe uma canoa de voga, antes construída pelos caiçaras locais, muito utilizada para transportar cachaça e produtos agrícolas para Santos e Paraty.

Atrações do Parque

Cadeia de Ilhabela

Além da mata, essa área preservada contém dunas, praias, cachoeiras, restingas, costões rochosos, que abrigam diferentes espécies de animais silvestres, desde baleia jubarte a quase 360 espécies de aves, jaguatirica e até pinguins.

Alguns animais também são nativos do local, como o cururuá, uma espécie de “ratinho”, que está em risco de extinção. Por isso, tamanha a importância da preservação deste local.

As cachoeiras existentes espalhadas pelo parque são um espetáculo à parte. São formadas pelas massas úmidas vindas do oceano, que estacionam aqui por encontrar o obstáculo da serra alta.

Por conta do calor, a chuva que cai no solo se junta com a transpiração das árvores e acaba formando um grande lençol freático abaixo do solo que de tão “encharcado, “transborda” para a superfície criando as nascentes e as cachoeiras.

O parque oferece 8 atrações principais, com trilhas e outras atividades como o birdwatching. A única trilha que não é autoguiada é a do Pico do Baepi, mas que pode ser agendada a visita com monitores do parque, com umas duas semanas de antecedência.

Informações:

Sede e Centro de Visitantes do Parque Estadual Ilhabela
Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115 – Vila
Tel: (12) 3896-2585
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábados das 15h às 21h (aberto em feriado e domingo durante horário de verão)
Entrada: gratuita com visita monitorada