cachoeiras em Ilhabela

Cachoeiras em Ilhabela: Principais trilhas e acesso às cachoeiras do local!

Ilhabela é uma das maiores ilhas do Brasil, considerada Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO. O balneário conta com 94% de Mata Atlântica preservada, que inclui belíssimas cachoeiras em Ilhabela em meio a paisagens naturais de riquíssima flora e fauna, praticamente intocadas.

São 360 quedas d’água, corredeiras, poços e nascentes registradas, sendo que cerca de 30 delas são abertas ao público para visitação.

Elas se dividem entre o lado sul, norte e centro da ilha, sendo para todos os gostos e níveis de dificuldade, algumas de fácil acesso através de trilhas leves a moderadas, enquanto outras com percursos mais difíceis.

Todas as cachoeiras variam entre quedas altas como a Cachoeira da Friagem; poços e piscinas mais brandas como a Trilha da Água Branca (5 Poços); mais selvagens como a Couro de Boi; e divertidas como a Cachoeira da Laje e da Toca, que possuem um tobogã natural e maior acessibilidade.

Há também trilhas de acesso mais difícil pelas montanhas, como para o Pico do Baepi, que levam a praias paradisíacas, como a do Bonete, bem como a outras praias como a de Castelhanos, que também possui cachoeiras.

Caso você decida se aventurar por alguma delas, escolha de acordo com o nível de dificuldade da trilha e acesso, além de levar bastante repelente. Algumas das cachoeiras exigem o acompanhamento de um guia ou monitor ambiental, para mais informações e maior segurança durante o percurso.

Veja abaixo as principais cachoeiras em Ilhabela:

#1 Cachoeiras em Ilhabela: 5 Poços

A trilha da Água Branca que leva às cachoeiras dos 5 Poços (Poço da Pedra, Poço do Escada, Poço da Ducha, Poço do Jequitibá e Poço do Jabuti), fica localizada na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, com acesso pela estrada que vai até Castelhanos, em um percurso de aproximadamente 4 km (3.692 metros).

A trilha tem grau de dificuldade leve a moderado, variando conforme os atrativos a cada poço, sempre com paradas para descanso entre todas as quedas, que vão formando piscinas naturais.

O Poço do Jequitibá possui queda d’água de 12 m e o do Jabuti é sempre o mais vazio. Para chegar, basta estacionar nos locais próximos à guarita do parque e entrar, onde já se observa as placas de indicação para a trilha.

# 2 Cachoeiras em Ilhabela: Paquetá

Essa é uma das cachoeiras em Ilhabela mais famosas, além de uma das mais bonitas. Ela ficou famosa após os moradores locais começarem a postar fotos do local com a hashtag #secretpoint.

A Cachoeira do Paquetá fica em área privada, sem muita sinalização para chegar, mas a trilha não é difícil de encontrar, entre a praia do Julião e a Praia Grande. Ela é leve no início e vai ficando escorregadia.

Ela é dividida em três paradas, sendo que as duas primeiras possuem poços naturais de água cristalina para mergulho e a terceira tem um tobogã natural, caindo em uma piscina de borda infinita com vista para o mar. O primeiro poço é bem próximo do início, após 20 minutos de caminhada.

Para chegar, siga pela estrada no sentido sul da ilha até o bairro do Ribeirão (Rua Nagib Pombo 1, após a Praia Grande e antes da Praia do Curral). Depois, basta seguir a rua principal até chegar em uma casa que bifurca a rua, seguir pela esquerda e estacionar antes do início da trilha.

# 3 Cachoeiras em Ilhabela: Toca

Pela Cachoeira da Toca, passa um rio por dentro da gruta de pedras, que dá ao nome ao local, desembocando sobre as pedras formando fortes duchas naturais de aproximadamente 3 m de altura e um pequeno escorregador, com cerca de 50 metros de extensão.

A Cachoeira da Toca é um dos pontos turísticos mais conhecidos e tradicionais de Ilhabela. A sua entrada fica no início da estrada de Castelhanos, onde se encontram várias placas de sinalização indicando o caminho.

Ela fica dentro de um antigo engenho de cana de açúcar, uma propriedade privada chamada Fazenda da Toca. Por isso, a administração oferece toda infraestrutura para visitantes, como estacionamento, banheiros e acessibilidade aos cadeirantes por uma taxa de R$ 20 por pessoa.

Além da cachoeira, o local oferece outras atrações, sendo possível praticar arvorismo, rapel e tirolesa (pagos à parte), bem como também experimentar a tradicional aguardente direto do alambique local.

# 4 Cachoeiras em Ilhabela: Veloso

A Cachoeira do Veloso fica pertinho da praia de mesmo nome, através de uma trilha de baixa dificuldade com 2,4 km (ida e volta) e aproximadamente 1h e 20min minutos de caminhada, dentro de uma área particular, o Camping do Sítio, porém aberta ao público.

O rio que passa por lá se divide em vários paredões rochosos criando três quedas d’água, cada uma com mais de 50 metros de altura. O início da trilha é leve até a primeira queda e fica um pouco mais íngreme e difícil até as outras duas.

A primeira queda possui uma trilha de nível fácil, caindo sobre um poço com cerca de 70 m² e 1,70 m de profundidade, que permite alcançar com facilidade a parede da rocha e alguns degraus naturais para tomar a ducha.

Para as outras duas quedas o percurso é de aproximadamente 40 minutos montanha acima, com alguns trechos mais íngremes, sendo necessário engatinhar segurando nas raízes das árvores.

# 5 Cachoeiras em Ilhabela: Gato

A praia de Castelhanos já é um dos pontos imperdíveis em Ilhabela, mas se estiver por lá não pode deixar de encarar os 4 km (ida e volta) até a Cachoeira do Gato. A trilha faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, começando no canto esquerdo da Praia de Castelhanos (de frente para o mar), conhecido como Canto do Ribeirão ou Canto do Gato).

Ela possui grau de dificuldade média, com uma queda d’água de 40 metros de altura e uma linda piscina natural. É também bem sinalizada, com pontes e corrimões, sem grandes dificuldades.

O início do percurso passa por casas da comunidade de Castelhanos, depois entra em uma área de mata mais fechada, passando por riachos, pequenas quedas d’águas e espécies da flora e fauna nativa da região.

Ao final da trilha, a Cachoeira do Gato apresenta um grande paredão e uma queda d´água de aproximadamente 50 metros de altura, sem poço imenso para banho, mas a visita vale pela bela paisagem e percurso da trilha em meio à natureza.

# 6 Cachoeiras em Ilhabela: Três Tombos ou Pancada d’Água

A Cachoeira dos Três Tombos é uma das mais acessíveis da ilha, através de uma trilha autoguiada, curta e de dificuldade baixa, com percurso total de 720 metros (ida e volta).

A cachoeira fica próxima à Praia da Feiticeira, no sul da ilha, também conhecida por Pancada d’Água, pois forma três quedas d’água em sequência.

Na primeira queda, ela forma uma piscina natural com uma pequena queda. Mas ao continuar subindo, há outro pequeno poço de pedras mais raso, depois o terceiro com uma bela queda d’água de 20 metros de altura em um paredão rochoso, capaz de massagear o corpo todo.

# 7 Cachoeiras em Ilhabela: Couro do Boi e Friagem

Ao norte de Ilhabela, a partir da praia do Viana existe uma trilha de nível moderado a difícil que bifurca conduzindo até essas duas cachoeiras, através de 3 horas de caminhada, com guia experiente.

O ideal é não deixar de contratar o guia, pois há pontos confusos, escorregadios em meio à mata fechada.

A cachoeira do do Couro do Boi oferece uma hidromassagem natural, com quedas d’água de 45 metros que caem em degraus e correm por uma rampa, sem poço.

# 8 Cachoeiras em Ilhabela: Laje

A Cachoeira da Laje é uma das que possui o acesso mais difícil, por estar localizada dentro da Fazenda da Laje, do outro lado da ilha (ao Sul), no caminho da praia do Bonete.

A trilha, de dificuldade média, começa logo depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, por 9,5 km (ida e volta) e cerca de 50 minutos de caminhada até ela.

A Lage oferece vários poços de banho e um tobogã em meio às pedras, sendo que a fazenda possui também um restaurante com diversos atrativos e infraestrutura, por uma pequena taxa aos visitantes.

# 9 Cachoeiras em Ilhabela: Areado

A cachoeira do Areado também está localizada ao sul da ilha, no último terço da mesma trilha que vai para a praia do Bonete. Porém, ela fica um pouco mais distante, com cerca de 2h30 de trilha a partir da Cachoeira da Lage.

O trecho possui acesso médio a difícil por conta das subidas íngremes e uma parte do percurso pelo leito do rio com água na altura das coxas, mas que é recompensada por uma linda queda d’água com piscina natural.

# 10 Cachoeiras em Ilhabela: Poço Fundo

A Cachoeira do Poço Fundo fica a cerca de 1 km da Praia do Bonete, porém ela não tem altas quedas d’água. No entanto, ela forma uma piscina natural grande de água cristalina conhecida como o “ar condicionado do Bonete” pelas baixas temperaturas da água.

Para chegar à praia do Bonete, é possível somente ir a pé pela trilha ou de barco (cerca de 1h a partir do centro de Ilhabela), mas existem pousadas para passar a noite e curtir mais horas no local.

Até a Cachoeira do Poço Fundo segue-se uma pequena trilha de mais ou menos 10 minutos caminhando a partir da praia.

Referência:

Informações e imagens cedidas por Ilhabela.com.br (https://www.ilhabela.com.br/cachoeiras/)