O Dia do Ambiente é celebrado em 05 de Junho, no entanto, cidades litorâneas paulistas estão tomando medidas de sustentabilidade que valem pelo ano inteiro. Por exemplo, sustentabilidade na Ilhabela é assunto sério, visto que o balneário depende economicamente do turismo e da preservação da cultura caiçara, como forma de sustento.
Uma das medidas que essas cidades, como Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, adotaram foi a proibição do uso de canudos plásticos como solução sustentável.
A medida convida a todos a adotar juntos um novo hábito para ajudar a cuidar do Planeta, em prol da vida marinha e terrestre.
Pequenos gestos, que parecem ser inofensivos e ter efeito mínimo no meio ambiente no nosso dia a dia, como deixar de usar sacos plásticos à toa, garrafas plásticas, canudinhos, acabam sendo importantes e fazendo uma grande diferença quando substituídos por outros materiais, diminuídos ou simplesmente evitados.
Veja como ajudar na sustentabilidade na Ilhabela!
Medidas de sustentabilidade na Ilhabela
A proibição do uso do canudinho faz parte de uma das medidas de sustentabilidade na Ilhabela sancionadas pelo governo.
Ilhabela foi a primeira a sancionar essa “lei do canudo” (1316/2018), seguida por outras cidades da região. Uma atitude pequena em relação à mudança de hábitos de consumo, que fará uma enorme diferença no meio ambiente.
Muitos ainda contestam se essa é a solução. E não há dúvidas que apenas uma única medida não é capaz de acabar com a poluição dos rios e mares. No entanto, temos que começar de algum lugar, e esse é um grande passo.
Isso porque o plástico é um dos principais responsáveis pela poluição do planeta, já que é um dos materiais presentes em praticamente todas as embalagens de produtos e objetos de consumo.
Além disso, é um material que demora muito para se degradar, ficando na superfície e no fundo dos mares por milhares de anos.
Estatísticas sobre o plástico no ambiente
Veja abaixo algumas estatísticas sobre os efeitos do plástico no meio ambiente:
- Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são depositados no oceano por ano.
- Cada pedaço de plástico criado fica existindo de alguma forma no meio ambiente, por vários anos, cerca de até 500 anos para se decompor na natureza.
- Copos descartáveis podem levar até 450 anos para se decompor – e só 3% é reciclado no Brasil.
- Podemos encontrar alguma forma de plástico nos estômagos de 85% das espécies de tartarugas, 43% das espécies de aves marinhas e 44% dos mamíferos marinhos.
- Estima-se que em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano.
- Em 2018, só o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, sendo 13,5% desse volume plásticos, cerca de 11,3 milhões de toneladas.
- O Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico.
- De todo lixo plástico produzido, apenas 145 mil toneladas são recicladas, ou 1,28% do total.
- De todos os tipos de plástico produzidos no Brasil, o PET é o que tem a mais alta taxa de reciclagem, chegando a 60%.
- Cerca de 75% dos brasileiros não separam recicláveis, 39% não separam o lixo orgânico dos demais, 77% sabem que o plástico é reciclável, mas apenas 40% reciclam o material.
- Conforme o Atlas do Plástico, 170 praias brasileiras mostram que a maior parte desses locais (54%) está suja ou extremamente suja com depósitos de lixo plástico.
Então, o que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade na Ilhabela?
Evitar o canudinho ou utilizar os de papel são excelentes atitudes de sustentabilidade na Ilhabela.
Evitar o uso do canudinho é um passo importante, mas repensar a utilização do plástico no seu dia a dia e diminuir a sua quantidade, cada vez mais, é essencial, principalmente os plásticos descartáveis.
Parece uma missão impossível? Nem tanto.
Já existem no mercado muitas opções de canudos biodegradáveis ou reutilizáveis, sendo possível utilizar canudo de vidro, inox ou bambu, que normalmente incluem uma escovinha para a higiene entre o uso.
Muitos estabelecimentos já adotaram a medida e utilizam o canudo de papel ao invés do plástico. E você também pode recusar o canudo de plástico ao consumir a sua bebida nos locais que ainda não adotaram essa atitude.
Com isso, você não só contribui com a diminuição da quantidade, mas também mostra ao estabelecimento que este é um gasto desnecessário Se cada um fizer o mesmo, o estabelecimento pode deixar de oferecer canudos no futuro. Todo mundo ganha.
Além disso, o canudo é um pedaço de plástico com função dispensável, porém feito com substâncias químicas que não podem ser reaproveitadas, apenas acumulando no ambiente por muito tempo e ainda colocando em risco a saúde de animais.
Mas eu gosto do canudo, o que fazer?
Se não quiser abiri mão do canudo, existem opções mais sustentáveis que o plástico.
Hábitos são difíceis de mudar e entendemos que para muita gente o canudo tenha muita utilidade.
Se você é uma delas, não precisa deixar de usar, mas saiba que existem outras opções de canudos feitos de outros materiais, reutilizáveis, e que não agridem o meio ambiente como os de plástico.
Por exemplo, há canudos feitos de bambu, inox ou vidro, que acompanham uma escovinha para fazer a limpeza, permitindo que sejam utilizados novamente.
Eles podem ser levados com você para onde for. É uma questão de costume, e troca de hábitos, em prol de um bem maior.
Essa simples atitude, que vai levar apenas pouco tempo para se acostumar, é capaz de evitar uma enorme quantidade de canudos no seu dia a dia, poupando também o planeta de um descarte de lixo inútil.
Quanto mais pessoas aderirem ao novo hábito, ele se tornará comum, e mais estabelecimentos passarão a adotar a mudança, deixando de oferecer o canudo de plástico.
E como encontrar essas opções em Ilhabela?
Há vários locais e lojas online que adotaram essa medida de sustentabilidade na Ilhabela.
A Paz em Gaia é uma loja virtual de produtos “zero waste”, ou lixo zero, com base em Ilhabela. Eles oferecem uma grande variedade de utensílios para diminuir os impactos nocivos no ambiente.
Basta adotar o uso de talheres, canudos e copos não descartáveis no dia a dia, você pode diminuir bastante a quantidade de plástico.
A ideia é investir em seus próprios utensílios, recusando qualquer descartável, sempre que puder.
A opção por copos reutilizáveis é uma outra opção de colaborar com a preservação do meio ambiente. Já temos o costume de ter uma caneca ou garrafinha de água no escritório, em casa ou nas academias.
Por que não adotar a mesma atitude em todos os outros locais que vai?
Meu Copo Eco - opção de copo reutilizável
Ilhabela tem contribuído bastante para isso. Além da lei do “canudinho”, a cidade tem movido ações, como o Meu Copo Eco, durante eventos como a Semana de Vela ou o Festival do Camarão.
Os eventos contam com um stand Meu Copo Eco, uma empresa do sul do Brasil com sede em Ilhabela, que vem desenvolvendo uma série de campanhas de conscientização, em parceria com a Prefeitura.
Eles marcam presença nos eventos, oferecendo uma solução mais sustentável para o consumo de bebidas em locais públicos.
Para isso, a empresa criou uma coleção linda de copos personalizados com o mapa de Ilhabela, em várias cores e opção porta-copo, que permite levar o objeto pendurado no pescoço ou onde mais quiser.
Uma solução muito prática e totalmente sustentável.
Cada copo custa cerca de R$ 7,00 (o dobro com o porta-copo). Ele é feito de um tipo de plástico extremamente resistente e durável, livre de BPA.
O projeto tem ajudado Ilhabela a promover eventos mais sustentáveis, com muito menos lixo, além de mudar a cultura de moradores e visitantes, convidando a adotar um novo hábito.
Coleção Save Our Oceans – Fenz Brazil
Seguindo nessa ideia de reutilização para diminuir a quantidade de plásticos descartados, a Fenz Brazil, uma marca que já faz campanhas em prol do meio ambiente, criou uma campanha focada em reduzir a poluição dos oceanos.
A marca desenvolveu uma série de produtos super bacanas para convencer as pessoas a diminuírem cada vez mais o uso de descartáveis, optando por copos próprios ou canudos reutilizáveis.
A coleção foi criada em parceria com o movimento Menos 1 Lixo, da Fernanda Cortez, que se propôs a carregar um copo reutilizável ao invés de consumir os descartáveis.
Em um ano, Fernanda economizou 1.618 copos.
Portanto, o objetivo da campanha é justamente esse, mudar o hábito passando a utilizar apenas 1 copo por pessoa. Como já dissemos e pudemos comprovar com o resultado de Fernanda, a atitude faz a diferença e o meio ambiente agradece.
O copo da Fenz tem design e produção 100% brasileiros, é livre de BPA, ftalatos e metais pesados. Ele ainda é retrátil, feito 100% de silicone de grau alimentício, com tampa e anel de polipropileno, e marcações de medidas.
Você pode utilizá-lo para qualquer tipo de bebida, quente ou gelada, e além de super compacto pode ser levado para todos os lugares, pois vem com alça na tampa, permitindo pendurar na mochila, no chaveiro etc.
No site da marca você também encontra canudos de vidro ou de bambu, além de copos de várias cores diferentes.
Para ajudar ainda mais, quem comprar o Canudo Guardiãs do Mar, reverte 10% do valor das vendas para o IGDM – Instituto Guardiãs do Mar Águas e Diretos.
E aí, gostou das ideias de sustentabilidade em Ilhabela? Se todos rever seus hábitos nesse sentido, será possível ter um mundo melhor a longo prazo.
Como toda mudança, o tempo vai ditar o costume. Mas você vai ver que pequenas mudanças como essas geram grandes transformações, e todo mundo lucra com oceanos mais limpos e a preservação dos animais que vivem neles.