Birdwatching em Ilhabela

Birdwatching em Ilhabela: Uma atividade ecoturística gratificante!

Você sabia que o Birdwatching em Ilhabela é mais uma atividade muito apreciada entre os amantes do ecoturismo que visitam a cidade?

Essa é mais uma das atrações que Ilhabela oferece e que, se você é uma dessas pessoas que ama o contato com a natureza, não pode deixar de conhecer.

Ilhabela é o paraíso para os praticantes de Birdwatching, pois suas trilhas abrigam centenas de pássaros de cerca de 300 espécies, algumas nativas da região, como o Papagaio-moleiro, o Tiê-sangue e o Tangará, bem como espécies de Tucanos e outros pássaros exóticos.

Quer saber mais sobre isso? Continue nos acompanhando abaixo!

Birdwatching Ilhabela: O que é?

Birdwatching em Ilhabela - jacutinga

É possível avistar a Jacutinga ao praticar Birdwatching em Ilhabela

O “birdwatching” é um termo em inglês para a prática de observação de pássaros. É uma atividade muito apreciada por trilheiros, ecoturistas e amantes da natureza em geral.

A prática já possui mais de 100 milhões de praticantes no mundo inteiro, movimentando cerca de 90 bilhões de dólares ao ano.

Mesmo não sendo um observador profissional, todo equipado com câmera especial, binóculos, gravador e caderneta, você vai poder apreciar as aves,mesmo que de longe.

Isso porque o birdwatching em Ilhabela é sucesso garantido, afinal a região conta com uma das maiores reservas de Mata Atlântica do mundo, além de ter as montanhas insulares mais altas do país, com picos de até 1.300 m de altura.

Essas condições são ideais para o habitat dos pássaros, pois como o clima e a vegetação mudam conforme a altitude, as aves também costumam fazer o mesmo.

Além disso, Ilhabela possui inúmeras cachoeiras, que formam mangues no encontro da água doce com o mar, ambiente perfeito para espécies e aves costeiras e migratórias.

Portanto, aves por aqui não faltam: são cerca de 360 espécies já identificadas.

Um exemplo típico da região é o Papagaio-moleiro, ave símbolo da ilha. Outras espécies incluem o Tiê-sangue e o Tangará, a Coruja-preta, super difícil de encontrar e a Jacutinga, outra espécie rara e em risco de extinção.

Como praticar o Birdwatching em Ilhabela

Birdwatching em Ilhabela3

É muito fácil praticar o Birdwatching em Ilhabela.

Para praticar birdwatching em Ilhabela, você precisa estar em alguns locais específicos, principalmente se quiser avistar algumas das espécies de aves citadas acima.

Existem diversas trilhas e parques espalhados pela ilha que são propícios à prática. O melhor de tudo é poder fazer por conta própria, ou contratar um guia especializado, que poderá te ajudar a identificar as aves.

No Parque Estadual de Ilhabela, eles possuem passeios com monitor ambiental, com desconto para pequenos grupos. A época mais propícia para a prática costuma ser no inverno.
Há também opções de passeios em alto mar, a bordo de um barco, que leva os turistas e praticantes de birdwatching em Ilhabela para observar aves migratórias, como os Albatrozes, que deixam o frio das áreas próximas à Antártica para passar um inverno em mais ameno em Ilhabela.

Viu? Mais uma atração imperdível em Ilhabela, não é mesmo? O melhor de tudo é não precisar pagar nada por isso, apenas aproveitar o contato com a natureza e deixar fluir as energias. As aves virão até você!