ilhabela praias e ilhas

Ilhabela praias – Melhores praias para visitar em Ilhabela

Ilhabela é considerada a capital nacional da vela, mas não é só de ventania que vive o balneário. Há poucas horas de carro da capital paulista, a cidade é formada por um conjunto de ilhas, sendo a principal a de São Sebastião, integrando parte do município de mesmo nome. Ilhabela praias, por exemplo, é um dos destinos mais procurados por paulistanos e viajantes brasileiros, bem como estrangeiros.

Assim, a grande atração do arquipélago é o turismo náutico, mergulho e as belas praias da região. Com 130 km de costa, as faixas de areia se distribuem por quase 50 opções, praticamente triplicando a população local (aprox. 38 mil habitantes) durante as altas temporadas, mesmo no inverno.

Isso porque Ilhabela recebe eventos durante o ano inteiro sempre focados no turismo, destacada pela beleza das praias, paisagens selvagens e muitas atrações turísticas.

Por se tratar de uma grande ilha, o mar recorta todo o relevo acidentado por morros, cachoeiras e vegetação fechada de Mata Atlântica, criando porções de areia acessíveis por terra ou mar, sendo a grande parte delas ainda preservadas e praticamente intocadas.

A porção habitada do arquipélago se divide em dois extremos, com uma única estrada principal fazendo a ligação de ponta a ponta, permeados por orlas paradisíacas; áreas centrais mais badaladas com bares, restaurantes, quiosques e vida noturna; piers para atracar barcos; praias mais cheias ou quase desertas; mirantes e acessos às cachoeiras.

Tem praia para todo tipo de gosto, desde selvagens, tranquilas e sem estrutura às mais movimentadas com bares e quiosques, de mar calmo ou agitado, com pouca ou longas faixas de areia. De qualquer forma, a natureza selvagem será sempre parte do cenário.

Confira abaixo algumas das praias mais famosas de Ilhabela e suas particularidades!

Antes, um pouco sobre Ilhabela

ilhabela praias barquinho de pescador

Ilhabela praias e outras atrações turísticas são um roteiro imperdível em qualquer época do ano

Ilhabela é formada por um conjunto de ilhas, cada uma com nomes diferentes para cada porção de terra, mas os moradores e turistas se referem à região por esse mesmo nome.

O balneário tem um lado da costa mais desenvolvido e habitado (costa oeste) que o outro (costa leste), que permanece altamente preservado. Mas, é justamente na costa oeste mais desenvolvida que se localizam as praias urbanas, mais próximas à área de maior infraestrutura.

Essas praias estão localizadas ao longo da estrada que liga a região Sul ao Norte da Ilha, passando pela região central, dividindo as praias entre: sul, centro e norte.

Já as praias mais selvagens ficam do lado da costa leste, cujo acesso é possível apenas por mar, com exceção da Praia de Castelhanos, que possui um trajeto mais acidentado, exigindo motor 4x4.

Porém, todas as regiões da ilha possuem porções de areia maravilhosas, cada uma com suas características bem distintas. A divisão ajuda bastante para percorrer a ilha e se localizar nela.

Sendo assim, é possível conhecer cada uma delas por conta da pouca distância entre uma e outra (menos de um quilômetro), permitindo conhecer mais de uma praia em um mesmo dia.

Assim, vale à pena também percorrer a costa e conhecer as praias de barco, pois muitos restaurantes na praia possuem serviços de bordo. Em alguns trechos, há ciclovias que vão costeando as praias e gramados, principalmente as praias próximas ao centro.

Veja abaixo a lista com as melhores Ilhabela praias do Sul, Centro e Norte:

Ilhabela praias do Sul:

ilhabela praias ilha das cabras

As praias do Sul são as mais concorridas.

As praias do sul beiram a estrada revelando faixas de areia ao longo do trajeto. Algumas possuem quiosques, bares e hotéis pé na areia. As praias do sul são as mais populares e procuradas por turistas, portanto as mais cheias nas temporadas.

Dependendo da praia, a infraestrutura pode variar, desde mesas com cadeiras e guarda-sol, a espreguiçadeiras e Beach clubs, como o Sea Club, no Saco da Capela.

Saindo da balsa rumo ao Sul da ilha, a primeira praia é a Praia da Ilha das Cabras, apreciada por mergulhadores; em seguida temos praias menores como Praia do Oscar e Praia do Portinho; depois vem a Praia do Julião, com bom restaurante e a Praia da Feiticeira, de pouca infraestrutura.

Seguindo pela mesma estrada, destacam-se praias maiores e muito populares entre os turistas, como a Praia Grande, de excelente infraestrutura, com quadras de esportes, bares, restaurantes, quiosques para aluguel de equipamentos esportivos, inclusive bem animada até de noite.

O agito continua na próxima praia: a Praia do Curral, uma das mais badaladas onde abriga o famoso DPNY Beach Hotel & SPA, além de muitos outros restaurantes menos luxuosos.

E se você prefere uma praia mais sossegada, basta caminhar mais um pouquinho até a Praia do Veloso, a última do lado sul.

Veja todas as praias em detalhes abaixo:

Praia da Ilha das Cabras

Essa praia possui uma ilhota considerada um Santuário Ecológico Submarino, por isso é muito popular entre os mergulhadores e praticantes de snorkel. A Ilha das Cabras é abrigo para inúmeras espécies de peixes e outros animais marinhos.

Ela possui uma excelente infraestrutura de passeios e um centro de mergulho que permite contratar serviços e/ou equipamentos. A praia fica bem próxima ao centro (apenas 2 km quilômetros da balsa), localizada bem em frente à Praia das Pedras Miúdas, como também é conhecida pelos moradores.

É um dos locais mais lindos de Ilhabela, que rende lindas fotos. Além disso, o local conta com três restaurantes com vista para o mar.

Praia do Julião ou Prainha

A praia do Julião é pequena, mas escondida e afastada da estrada principal, mas é muito procurada, principalmente por casais, por conta da sua atmosfera romântica. Ela possui uma entrada com uma rampa e deck de madeira para facilitar o acesso.

É uma praia de mar calmo e límpido, com muitas árvores ao redor e pedras submersas que formam piscinas naturais.

Além disso, é nessa praia que está localizado o famoso bar Prainha do Julião, eleito o melhor bar de praia do litoral norte, pela VEJA SÃO PAULO Comer & Beber. O bar, do tipo quiosque, oferece mesas pé na areia embaladas por jazz e MPB, com decoração agradável e atendimento elogiado. Sua cozinha é especializada em frutos do mar em pratos da cozinha caiçara.

Antigamente, o local abrigava um alambique, que costumava produzir uma das cachaças mais famosas da Ilhabela.

Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira possui um acesso mais facilitado (6km da balsa), podendo ser visitada de carro. Ela possui um estacionamento no local e para chegar à praia é preciso fazer uma pequena caminhada, cortando uma residência particular e pequenas corredeiras.

Recebe esse nome devido a uma antiga lenda da região. Ela costuma ser mais deserta, por ter menos infraestrutura, embora conte com 250 metros de faixa de areia inclinada, quiosques simples, que oferecem mesinhas com guarda-sol.

Mesmo assim, é bastante procurada e bastante concorrida na alta temporada. O mar é de tombo, cristalino e de maior profundidade. Possui areia clara e vegetação à beira-mar, com pouca sombra natural.

Praia Grande

A Praia grande é uma das maiores praias de Ilhabela. Ela possui cerca de 650 metros de extensão, com excelente infraestrutura, que oferece pousadas e hotéis, quadras de esportes públicas, playground para crianças, bares, restaurantes, quiosques para aluguel de equipamentos esportivos.

Do seu lado esquerdo, possui dois quiosques e um rio que deságua na praia com um píer muito procurado por pescadores e embarcações. Ela é bastante agitada e inclusive bem animada até de noite. Possui também uma simpática capelinha que dá um aspecto bucólico à praia.

A faixa de areia é extensa e suas águas calmas são propícias à prática de esportes aquáticos como o stand up paddle e o caiaque, por isso é bastante frequentada por famílias.

Praia do Curral

A Praia do Curral é uma das praias do sul mais populares e mais agitadas. Frequentada por famílias e jovens, possui extensa faixa de areia com estrutura de primeira linha. A praia conta com vários quiosques e restaurantes, super bem estruturados, inclusive com serviço de bordo.

O mar é super calmo, de água transparente, com um canto esquerdo de um paredão de pedras onde se pode subir e apreciar uma linda vista. Já o canto direito abriga o famoso hotel DPNY Beach Hotel e Spa, local de ambientes mais sofisticados, onde é possível se hospedar ou para passar o dia pagando pelo “day use”.

A praia também conta com ambulantes credenciados que vendem praticamente de tudo, barqueiros oferecendo passeios e aluguel de equipamentos aquáticos. Muitas embarcações costumam atracar ali para curtir o dia, seja a bordo ou na areia -- os restaurantes oferecem serviço de bordo ou trajeto de bote até a areia.

Praia do Veloso

A praia do Veloso é a última praia do Sul que possui acesso de carro, e também uma das mais vazias dessa área. Ela conta com rochas naturais e árvores de copas avantajadas que proporcionam sombra perfeita para descansar à beira mar.

Ela possui 200 metros de faixa de areia, água límpida e tranquila, que permitem avistar navios naufragados a partir de 4 metros de profundidade, como o navio Aymoré, naufragado em 1920.

Por isso, costuma atrair mergulhadores, mas também é bastante frequentada tanto por famílias com crianças, quanto jovens e casais.

Ilhabela Praias do centro

ilhabela praias perequê

As praias do centro são mais urbanas e com mais infraestrutura.

O centro de Ilhabela conta com praias de maior infraestrutura, orla bem estruturada e ciclovias para passeio. Embora sejam mais urbanas e próximas às vias principais, possuem seu charme e beleza, além de conforto para quem se hospeda na região e não pode contar com transporte de carro.

É nessa região que se encontram a Praia do Perequê, uma das melhores opções do centro de Ilhabela. Ela oferece restaurantes, quiosques, agências de turismo e aluguel de equipamentos, quadras de esportes, tudo rodeado de coqueiros com sombra e água fresca do mar.

Em seguida, a orla reserva praias vizinhas como Itaquanduba e Itaguaçu, para vislumbrar lindos entardeceres; Engenho d’Água e Pequeá, com orla para passeio e o antigo casarão colonial, marca registrada de Ilhabela; a Praia do Saco da Capela, repleta de veleiros, quiosques e bares, além da linda orla para passeio.

E por fim, a Praia da Vila, a última do centro, à 4 km de estrada da balsa, marcando o Centro Histórico como plano de fundo, que oferece ambientes animados com muitos restaurantes, bares e cruzeiros que desembarcam no local.

Praia do Perequê

A praia do Perequê é bastante central e urbana, visto que está localizada na região onde se concentra todo o comércio da ilha. Ela é repleta de restaurantes, bares e quiosques, cortada por uma ciclovia.

Embora não seja paradisíaca, os bairros ao seu redor (Vila e Barra Velha) contam com muitas hospedagens e boa infraestrutura, além de terem um astral animado, estrutura bacana e ser de fácil acesso, um excelente custo-benefício.

Ilhabela Praias do norte:

ilhabela praias do norte

As praias do Norte da ilha são mais selvagens e paradisíacas.

As praias do Norte são próximas ao centro, e onde estão localizadas a maioria das pousadas, lojas e restaurantes. Elas também são uma das mais procuradas por esportistas em busca de vento – afinal é nessa região que acontece a Semana Internacional da Vela.

Seguindo mais ao norte, o vento vai diminuindo e as águas vão ficando mais calmas, oferecendo inúmeras praias paradisíacas, até chegar à Praia do Jabaquara, a última praia acessível por estrada de terra (14 km da Vila).

As praias do Norte são menos frequentadas, quando comparadas às do Sul, embora a Praia da Armação e Pedra do Sino, atraiam um número maior de frequentadores.

A primeira faixa de areia é a Praia de Santa Tereza, depois a Praia do Barreiros, e mais adiante uma sequência de praias menores atraídas por turistas hospedados na região.

Por exemplo, a Praia do Viana e a Praia da Siriúba, muito calmas e com serviço de quiosque, espreguiçadeiras e guarda-sol; seguidas da Pedra do Sino, também de mar extremamente calmo, com amplo estacionamento, serviço de restaurante e mesinhas na areia.

Logo após, temos a Praia Ponta da Azeda e Praia do Pinto, ambas mais afastadas da estrada, de águas transparentes e grande presença de vida marinha.

Depois vem a Praia da Armação, que oferece restaurantes, serviços de aluguel de equipamentos para a prática de esportes náuticos, muita sombra e uma linda igrejinha à beira mar.

Aqui termina o asfalto, e o trecho agora é de terra, que leva a duas praias: a Praia da Pacuíba, bem escondida; e a Praia do Jabaquara, uma das mais selvagens da ilha.

Praia de Santa Tereza

A praia de Santa Tereza é a primeira faixa de areia após a Vila, e não é das mais apreciadas para sentar na areia e ficar o dia todo. Mesmo assim, vale a visita para conhecer o local.

Há sempre dezenas de barquinhos de madeira de fachadas coloridas atracados por ali, enfeitando o local. O píer dos pescadores oferece frutos do mar baratos e fresquinhos para quem quiser comprar e desfrutar de uma culinária em casa.

Saco do Indaiá

Logo após a praia de Santa Tereza, existe uma pequena faixa de areia quase intocada que tem vista para os veleiros. A área concentra alguns condomínios e casas de luxo, sediando também o Yatch Club Ilhabela.

Não é uma das praias mais convidativas, sendo bem pouco conhecida e frequentada, mas é bem calma e perfeita para relaxar à sombra das árvores.

Praia da Siriúba

Quando não está ventando, o mar da Praia de Siriúba fica calminho parecendo uma piscina. É possível ver peixes, tartarugas e até golfinhos nadando ali nessa praia, por isso é muito apreciada por praticantes de snorkel.

Ela é pouco movimentada e conta com um única estrutura oferecida pelo Beach Bar Ballena, que cobra pelo aluguel das espreguiçadeiras e toalhas.

Praia de Garapocaia ou Pedra do Sino

A Praia de Garapocaia também é conhecida por Pedra do Sino por causa do seu mirante referente a uma antiga lenda local. Segundo os nativos, quando batiam nas pedras do local, elas soavam como um sino.

É uma praia que possui boa estrutura de atendimento, mar calmo e raso, por isso é muito frequentada por famílias com crianças. Ela possui apenas 400 metros de extensão que abrigam uma bela paisagem de coqueiros e palmeiras, garantindo a sombra natural nos dias mais quentes do verão.

Praia do Pinto

A Praia do Pinto é uma boa opção para as crianças, pois o mar é bem tranquilo. Ela tem cerca de 400 metros de extensão e, por ser longe da estrada, acaba não recebendo tantos turistas.

Ela é mais frequentada por moradores ou visitantes mais habituados ao local, bem como mergulhadores e praticantes de snorkel. A praia não oferece muita infraestrutura e possui poucas opções de serviços na areia.

A praia tem acesso de barco ou por uma trilha pela Praia da Armação, possui também um deck, de onde muita gente costuma mergulhar.

Praia da Armação

A Praia da Armação é uma das últimas praias com acesso pela estrada principal de asfalto, depois disso o acesso é por estrada de terra. Ela tem esse nome porque era uma área que costumava atrair muitas baleias.

Atualmente é uma das melhores opções de Ilhabela praias para a prática de esportes de vela, como o windsurf e o kitesurf, pois está localizada onde a canalização dos ventos do canal de São Sebastião atinge o seu ápice.

O seu canto direito é ocupado por uma escola de esportes náuticos, que oferece também quiosques para o aluguel de pranchas. Já o canto esquerdo é apreciado por famílias que apreciam um mar calmo e um restaurante pé na areia, sob à sombra das árvores. Ela ainda conta com uma charmosa igrejinha e alguns balanços de pneu.

Praia do Jabaquara

ilhabela praias jabaquara

A Praia do Jabaquara é a última da região norte e uma das mais lindas.

A Praia do Jabaquara é a última praia do Norte, com cerca de 20 km do centro, e de acesso um pouco mais difícil, por estrada de terra (e uma pequena trilha) ou barco. Possui infraestrutura com bons quiosques e recomendável culinária.

Ela é cortada por dois riachos, que formam uma lagoa de água doce à direita, separada do oceano por uma faixa de areia com grandes pedras rodeadas de árvores, o que a torna um dos cenários mais paradisíacos da Ilhabela.

Ela é perfeita para quem deseja fugir de multidões. É possível contratar um passeio de escuna até lá ou ir de carro, porém o estacionamento próximo à areia é pago. Além disso, por conta dos 6km de estrada de terra, quando chove o acesso fica mais complicado.

Praia da Fome

A Praia da Fome está localizada no extremo norte de Ilhabela, também de difícil acesso, por isso é preferível chegar de barco ou encarar uma trilha de aproximadamente uma hora saindo da Praia do Jabaquara.

A praia é selvagem e tranquila, com uma pequena faixa de areia, águas calmas, mar esverdeado e apenas um quiosque que funciona somente em dias mais concorridos nas altas temporadas.

Ela leva esse nome por conta da sua história que data da época da escravatura. A praia era local de parada dos barcos que traziam escravos do continente africano para serem alimentados antes de seguir viagem para serem vendidos.

Além disso, é possível também visitá-la através de um passeio de escuna, que também inclui uma parada na Praia do Jabaquara.

Ilhabela Praias do Leste (mar aberto - selvagens):

ilhabela praias do lado leste

As praias do lado leste são selvagens e de difícil acesso terrestre.

Agora passamos para o outro lado da ilha, na costa leste, que só é habitada por poucos caiçaras locais. Ali se encontram as duas praias mais lindas e intocadas de Ilhabela. Elas fazem parte o Parque Estadual de Ilhabela, totalmente cobertas e abrigadas pela vegetação de Mata Atlântica.

Por conta da localização, elas são de acesso extremamente difícil, sendo possível chegar apenas de barco, trilhas ou carros com tração 4×4.

Veja em mais detalhes abaixo:

Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos, há pouco tempo atrás era menos explorada, mas o seu acesso por terra ficou melhor, aumentando a sua popularidade. No entanto, o ideal é acessá-la pelo mar, visto que são 22 km do centro e o trajeto não é dos mais recomendados aos carros de passeio.

Por isso, há como contratar passeios saindo do centro de Ilhabela que contam com equipe experiente e carros de tração 4×4, em um percurso de 1h30 de jipe.

Castelhanos é o local preferido de aventureiros, surfistas e amantes do ecoturismo. A praia tem quase 2km, e um mar de águas clara. Do lado esquerdo tem o rio Castelhanos e do lado direito, um riozinho que forma uma lagoa com o Mirante do Coração, que oferece uma vista panorâmica da praia.

É habitada por uma comunidade caiçara e conta com o acesso a outras praias próximas, por trilhas, como a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira (2hrs de trilha), além da famosa Cachoeira do Gato, com 80 metros de altura (trilha de 40 min).

Se o acesso escolhido for por mar, é possível visitar a Praia da Fome e a Praia do Saco do Eustáquio, além de na mesma rota constar a Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira, todas acessíveis por mar.

Castelhanos também oferece restaurantes e há uma pequena vila de pescadores, sendo que o point é o Quiosque do Alemão.

Praia do Bonete

A Praia do Bonete é considerada uma das praias mais bonitas de todo o país, não só de Ilhabela. Ela fica a 35 km do centro de Ilhabela, em direção à região sul, no lado leste da ilha.

O seu acesso é bastante difícil, normalmente feito através de barco (cerca de 1 hr) ou de uma trilha de 12 km, que pode levar mais de 5 horas, com início na Ponta do Sepituba. No entanto, se o mar estiver agitado e com muitas ondas, nem de barco é possível ficar próximo à praia.

O caminho inclui três cachoeiras na trilha, e a praia praticamente isolada ainda é razoavelmente intocada, tendo apenas a população caiçara vivendo ali. A praia possui 800 metros de orla e é voltada para o mar aberto, com ondas propícias ao surfe.

A praia oferece opções de bares, restaurantes, hospedagem e uma pequena vila que recebe os turistas. Há também a possibilidade de conhecer outras praias na região. Como por exemplo, a Praia de Enchovas (acessível por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiaúba (acesso através de barqueiros na Praia do Bonete).

Pronto! Agora você já conhece praticamente todas as ilhabela praias mais famosas. O que está esperando para agendar uma visita? Aproveite para se hospedar na charmosa Pousada do Sidão, próxima à Cachoeira da Toca, outro passeio imperdível. Entre em contato conosco e faça a sua reserva.

Mais informações no site oficial de Ilhabela!